quarta-feira, 24 de setembro de 2014

No Blog Universidade Livre. Não conhecia o Manifesto do Andes contra o rarapé dos reitores à candidata oficial. Ele é bem vindo, mas como diz o Blog Universidade Livre, as bases estão com eles, todos fazendo zumbaias aos palacianos.

“Os reitores federais …incensam presidentes com manifestos ilegítimos”

Posted on
Roberto Romano é professor de Ética e Filosofia na UNICAMP e escreveu a matéria “Magníficos pegadores” publicada no Estadão (22/09/2014), cujo link segue ao final deste texto.

O autor disseca a patética cena dos reitores das universidades federais em bajulação à candidata à reeleição, demonstrando magistralmente que esses dirigentes, independente das ideologias que estiveram no cargo máximo do país desde Vargas, são dignos mimetizadores do poder.

Patética porque lá estarão eles novamente em ritual bajulador, mesmo que outro candidato seja eleito.
Recomendamos a leitura e para estimular o leitor interessado na temática “política universitária”, destacamos algumas frases que se coadunam com o status em muitas universidades, incluindo a UFGD:

“Nos campi o reitor paira acima do conselho. Mas para garantir seu controle existem os grupos de sustentação nomeados depois das eleições. Uma visita às universidades em dias de urna mostra sua igualdade com os municípios brasileiros: promessas e falta de prudência”.

“Difícil optar pelo mais lamentável, se a ilegalidade no apoio a um candidato poderoso ou a subserviência no uso sem peias de cargos públicos para fins eleitoreiros”.

“E onde estão os movimentos docentes, mudos diante da ilegalidade antidemocrática? E o Ministério Público nada tem a dizer?”

Lembramos que o ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior emitiu Nota de Repúdio que replicamos neste blog. Mas não passou disso, pois as bases não reagiram, instrumentalizados que estão.

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,magnificos-pegadores-imp-,1564036







Tuiuiú