terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tribuna da Bahia

Odiados enquanto vivos, políticos viram quase santos depois da morte

por
iG São Paulo
 
Publicada em 26/08/2014 11:08:51
 
Centro das atenções neste ano eleitoral, os partidos políticos e o Congresso Nacional são as instituições mais mal avaliadas do Brasil, segundo pesquisa divulgada em junho pelo Datafolha. Embora seja difícil encontrar um cidadão disposto a elogiar um político, é tradição no País - e em toda a América Latina - santifica-lo depois que ele morre.

As milhares de pessoas que se aglomeraram em frente ao caixão de Eduardo Campos em frente à sede do governo de Pernambuco, em Recife, há uma semana, não continham as lágrimas. Vestidos com as cores da bandeira do Brasil ou com camisetas com o rosto do ex-governador, militantes pernambucanos se confundiam com peregrinos ao empunhar a bandeira do PSB em uma mão e o rosário na outra.

Desde a madrugada, muitos eleitores justificavam o choro, as orações e os cânticos religiosos ao afirmar que era como velar um membro da própria família. "Tomei um choque quando soube de sua morte”, lamentava na ocasião a aposentada Elisabeth Sousa, de 65 anos. “É como se ele fosse um parente meu."

Apesar de a comoção ter sido maior em Pernambuco, Eduardo Campos passou a ser tratado como um político quase sem defeitos em todo o Brasil, que parou para assistir e a ler sobre os detalhes do velório, enterro e, principalmente, o drama da família, composta por mulher e cinco filhos.

Professor de filosofia política da Unicamp, Roberto Romano acredita que o Brasil e a América Latina ainda estão na cultura barroca, absolutista quando se trata de lidar com a morte. "A exploração desse aspecto macabro é muito comum no Brasil. É uma tradição sul-americana. Basta se recordar da mobilização com as mortes de Getúlio Vargas, Simon Bolívar, Hugo Chávez, Evita Perón", enumera. "A cobertura televisiva da morte de Tancredo Neves foi um espetáculo horrendo."

O professor cita o prêmio Nobel Elias Canetti para apontar outras razões para a comoção provocada por um político que acaba de perder a vida. Ele diz que "um político poderoso é um sobrevivente" porque encarna a forma mais acabada de poder e, por isso, cada político tem de matar simbólica, moral e até fisicamente seu adversário, sempre candidato a poderoso.

Enquanto o concorrente está vivo, ele é uma ameaça combatida pelo adversário e por seus seguidores, mas tudo muda com a morte. "Ele abre espaço para o outro e deixa de ser uma ameaça, com potencial de se transformar em aliado se seus adeptos puderem ser cooptados." A troca de beijos de Dilma e Aécio no velório de Campos é citada como exemplo.

Psicóloga especialista em luto, Ana Cristina Fraia afirma que, quando uma pessoa famosa morre, as pessoas identificadas com ela querem acreditar que o luto é dela também porque, assim, sua vida parece mais importante do que realmente é. “É a sensação de que ‘nasceu no meu Estado, estamos ligados. Se ele é importante, eu também sou’”, explica ela. “Mas é preciso cuidado para que essa identificação não se torne uma coisa doentia. No fundo, é apenas o preenchimento de um vazio existencial.”

Família Campos

Há 11 anos coordenadora do Amigos Solidários na Dor do Luto, em Curitiba (PR), Zelinda de Bona lamenta a situação vivida pela família de Campos, que precisou assumir compromissos públicos e políticos em vez de viver o luto. "A ficha começa a cair agora, depois do enterro. Durante a comoção nacional, a família ainda estava em estado de choque porque, rodeada por pessoas, não há tempo para vivenciar um fato tão violento e traumatizante."

Do que pôde acompanhar pela mídia, a especialista viu a força de Renata Campos, a viúva. "Ela tem sido uma mãe inteira. Não ficou chorando, reclamando da vida. Ela está mostrando para os filhos que eles podem contar com ela." Ana Cristina calcula em um ano o período de qualquer luto em parentesco de primeiro grau. “Alguns se recuperam antes, outros demoram mais.”
  1. Paraiba.com.br

    Odiados enquanto vivos, políticos viram quase santos depois da morte

    Tribuna da Bahia-1 hora atrás
    Professor de filosofia política da Unicamp, Roberto Romano acredita que o Brasil e a América Latina ainda estão na cultura barroca, ...