Chávez coloca fronteira em "alerta máximo" e diz que pode "morrer pela Venezuela"
Publicidade
DE SÃO PAULO
Atualizado às 16h04.
Em resposta às acusações da Colômbia durante a reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos) -- de que a Venezuela abriga ao menos 1,5 mil guerrilheiros colombianos em 87 campos de treinamento -- o líder da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou a ruptura de relações diplomáticas entre Caracas e Bogotá, e afirmou que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, é "mentiroso" e "mafioso".
O líder defendeu os venezuelanos dizendo que são "capazes de morrer defendendo nossa verdade e a dignidade deste país", além de caracterizar Uribe como "um mentiroso, obsessivo, mafioso, se presta a qualquer jogada, é capaz de qualquer coisa e instalou um governo de máfias, triste e lamentavelmente para este povo querido e irmão e para seus vizinhos que somos nós", informou o jornal venezuelano "El Universal".
"Não nos resta por dignidade, senão romper totalmente as relações diplomáticas com irmã Colômbia e isso me dá uma lágrima no coração. Espero que se imponha a racionalidade no que a Colômbia pensa", disse.
******************************************************************************************
O tirano, diz Platão na República (566 d e seguintes) sorri nos primeiros dias “e dispensa boa acolhida a todos os que encontra, declara que não é tirano, promete muito em particular e em público, adia dívidas, partilha terras entre o povo e seus favoritos, e finge ser brando e afável para com todos, não é ? —É realmente assim, respondeu. —Mas depois de se livrar dos inimigos externos, fazendo tratos com uns, arruinando outros, e de ficar tranqüilo por este lado, começa sempre provocando guerras, para que o povo sinta necessidade de um chefe. —É natural. —E também para que os cidadãos, empobrecidos pelos impostos, sejam obrigados a pensar nas necessidades cotidianas e conspirem menos contra ela. —Evidentemente. —E se alguns têm o espírito demasiado livre para lhe permitir comandar, ele encontra na guerra, julgo, pretexto para se livrar deles, entregando-os aos golpes do inimigo. Por todas essas razões é inevitável que um tirano fomente sempre a guerra. —Inevitável. —Mas assim procedendo, torna-se cada vez mais odioso aos cidadãos”.
IMPOSTOS, CENSURA, ESTADO POLICIAL, ALIMENTOS PODRES, E TODA UMA PLETORA DE MALES. A SAÍDA ? SÓ A EXPLICADA POR PLATÃO, NA REPÚBLICA: FAZER DA GUERRA UM MEIO DE SE LIVRAR DOS CIDADÃOS CRÍTICOS E HONESTOS E PARA CONSEGUIR MAIOR LIDERANÇA SOBRE O POVO. MAS AS HISTÓRIAS DA TIRANIA, COMO TAMBÉM INDICA PLATÃO, SÃO TRÁGICAS, INCLUSIVE PARA OS TIRANOS. RR