sexta-feira, 23 de julho de 2010

Tv Terra

Notícias » Eleições » Eleições

Internautas enviaram milhares de perguntas ao debate cancelado
23 de julho de 2010 09h26 atualizado às 09h29

Comentários
0

O Debate On-Line 2010 com os candidatos à presidência da República organizado por iG, MSN, Terra e Yahoo!, marcado para a próxima segunda-feira (26), foi cancelado em decorrência da desistência dos candidatos Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB), mas os internautas brasileiros continuam querendo respostas para temas que estão no topo de suas preocupações. Mais de 6 mil perguntas foram enviadas para os presidenciáveis responderem só no portal Terra.

Predominaram as questões sobre educação, saúde, violência, meio ambiente e corrupção. Somadas às questões enviadas a outros portais, foram feitas aos candidatos cerca de 10 mil perguntas.

Em outro canal aberto aos usuários de internet - uma enquete no portal Terra -, quase 200 mil pessoas votaram nos temas que gostariam de ver discutidos no debate. Segurança, saúde e educação foram os temas mais votados.

Entre as perguntas enviadas pelos internautas, também foram abordados os gastos públicos com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Apareceram ainda o aborto, a legalização da maconha e o casamento gay, temas que costumam criar dificuldades para os candidatos. As colaborações dos internautas foram encaminhadas por meio do portal Terra e de mídias sociais como Facebook e Orkut, do blog #eleições2010 e do Twitter @terra_eleicoes.

O internauta e eleitor Luciano Vettoretti, por exemplo, quer saber dos presidenciáveis se eles são a favor do casamento gay nos mesmos moldes do que foi aprovado na Argentina. "Pretendem seguir o exemplo da Argentina e fazer com que o Brasil seja o segundo pais da América do Sul a aprovar o casamento gay?", questiona Vettoretti.

O leitor Hélio Alvarenga indaga a todos os presidenciáveis qual a fórmula para combater casos de corrupção, como o citado mensalão, denunciado na primeira gestão do governo Lula. "Qual mecanismo pode ser criado dentro da estrutura governamental que iniba esquemas fraudulentos, como mensalão e outros escândalos e como o Executivo pode estar sempre ciente de tudo o que acontece em seus gabinetes", pergunta Alvarenga.

Sobre a Copa do Mundo no País, boa parte dos eleitores, em sua perguntas, ainda demonstra ceticismo. "Qual o programa idealizado para garantir que a próxima Copa do Mundo e as próximas Olimpíadas sejam realizadas no Brasil num clima de segurança para a população?", indaga Ana Iris Ribeiro Lima, de Tocantins. "Refiro-me ao povo em geral, não só para os atletas nos alojamentos luxuosos e itinerários preestabelecidos", esclarece a internauta.

Sergio Alexandre Santiago espera que os presidenciáveis esclareçam se haverá no País uma reforma fiscal "decente e digna", pois, em sua avaliação, Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teriam prometido e não fizeram. "Estamos cansados de pagar tanto imposto e ter nada em troca. Isso sem comentar sobre os impostos em cascata e a bitributação que permeia toda a cadeia de produção e consumo. O custo Brasil precisa diminuir urgentemente. Chega de promessas, ações é o que precisamos", reclama o eleitor.

O internauta Onofre Junior tem uma curiosidade. Ele quer saber onde nasceu a candidata Dilma, se é casada, com quem, se tem filhos e quantos. E mais: "Que cargo público já ocupou antes de ser ministra do Lula? Por fim, quem é esta senhora", pergunta. Para Ricardo Coelho, é importante os presidenciáveis se manifestarem sobre o voto facultativo. "Um país verdadeiramente democrático não deveria ter o voto facultativo?", provoca. São frequentes, entre as perguntas, dúvidas sobre o ensino médio e fundamental, e críticas a impostos e pedágios.

Cancelamento
Dilma Rousseff (PT) afirmou que não participaria do debate na última quarta-feira (21). "Estou com presença confirmada em pelo menos cinco debates, quatro em TV, um em internet. Sempre que possível, incluímos na agenda. Mas às vezes não dá", declarou Dilma em seu perfil no Twitter (@dilmabr). O candidato José Serra (PSDB) anunciou, na noite desta quinta-feira, que também não estaria presente "por impossibilidade na agenda". Marina Silva (PV) foi a única a confirmar sua presença. A candidata verde criticou em seu Twitter a ausência dos concorrentes. Por que @joseserra_ (José Serra) e @dilmabr (Dilma Rousseff) não querem debater?", escreveu.