segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Marta Bellini. Uma semântica da política. Genial.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rumo a 2011

Imagem: Guto Cassiano
Após 8 anos de governo Lula muita coisa mudou. Antes de mais nada: concordo com Chico de Oliveira que Lula mostrou que o capitalismo é viável no Brasil. Num texto lúcido escrito na década de 1980, Florestan Fernandes descreve 1930 no Brasil. Tratando da destroçada educação brasileira mostra que as propostas dos escolanovistas - propostas em parte liberais - não vingaram no Braziu porque a no$$a burguesia era muito atrasada. Tão retrógada que esperamos até 2003 o governo do partido dos trabalhadores para mostrar como se faz um país capitalista.

No plano das ideias, das novas definições passamos por momentos interessantes: a direita em alguns casos deixou de ser direita e tornou- se aliados da primeira hora. Amigos. Sem qualquer conotação ideológica. A imagem símbolo do beijo da ex-senadora Idely Salvati no também senador Sarney é o marco dessa amizade sem ideologia. Delfim Neto, aquele mesmo Delfim da ditadura militar, passou a ser elogiado pelos principais petistas da cena política. A esquerda petista deixou de ser esquerda e tornou-se lulista. Quem é a favor de Lula quem é contra. Conhecemos uma república de cargos oferecidos a sindicalistas. República dos sindicalistas. Em 2003 esses sindicalistas mostraram o peito e a cara: meteram-nos uma reforma da previdência. O petista Professor Luizinho bateu em colegas. Foi chamado de cabo Anselmo da previdência. Ao lado do Luizinho, tivemos os Huguinhos e Zezinhos. Estes camaradas mudaram a palavra ética. Ética passou a ser uma marca abstrata de camisa e camisolas. Em nosso dicionário ética passou a ser étitica. Em qualquer eleição (para governos, universidades,e scolas, sindicatos) a esquerda, ou ex-querda, põe sua colher de pau e etitica. Aquele máxima do Guiseppe de Lampedusa ALGO TEM QUE MUDAR PARA QUE TUDO FIQUE NA MESMA - é a capa de todos os manuais de eleições no Braziu. Acabou a época de denúncias de roubos da coisa pública, de cuidados com a educação, de preocupações com a s gerações ... hoje se você critica a ex-querda você é liberal ou liberal tucano ou liberal neo. Pode escolher. O professor Roberto Romano foi chamado de liberal tucano, conta em seu Blog. Há o liberal para tudo. Liberal tucano, liberal leão, liberal mosca...

Sugiro que façamos um dicionáriopara a ex-querda: ex-querda camelo, para aqueles que continuam trabalhando para o partido, dão sua cota de contribuição sempre; ex-querda hiena, ri sempre, ri de nossa desgraça, mas ri. Ex-querda leão, come a carne dos companheiros, dos amigos e inimigos. Ex-querda ofídica, ajuda o leão. Dá os botes, esconde-se e envenena a área. Ex-querda dengue, deixa a gente doente de tanta picada. Ex-querda-rato, esguia, ágil e faceira. Critica a direita (não sei qual, dá aulas sobre Karl Marx, critica o neoliberalismo) e ri de sua boa habilidade; ex-querda coelho, corre para todo lado, fala, fala e divulga seu governo.

O resultado de tudo isso, é que a etica ôps, etitica vigora. Em todo canto, em toda instituição, em todo lar. É o custo de ser capitalista a qualquer preço.