segunda-feira, 28 de março de 2011

Leia, medite e responda! Temos esperanças na Justiça?

O Dr. Fux traz esperanças para a cidadania ? Vejam o que ele pensa do privilégio de foro e responda ! Quanto a mim, acho mesmo que é hora de ir embora prá Pasárgada. Lá, não sou amigo do rei, mas não tenho obrigação de ouvor elogios aos procedimentos que aumentam a força dos improbos. Não serei obrigado a constatar argumentos válidos para o Ancien Régime, inválidos numa república verdadeira.

Neste ano ou no próximo os srs. vão se deparar com o maior julgamento da história do STF, que é o do mensalão. O sr. acha que o Supremo é a corte adequada para julgar questões penais?

Juiz tem de julgar de tudo. Outro questionamento, o da prerrogativa de foro, tem um pressuposto correto, porque o ente público, dependendo da função que ele exerça, está sempre sendo questionado. Não seria razoável ele ser julgado cada hora num lugar.

Mas existe o outro lado dessa questão, que é o fato de o Supremo demorar demais para se manifestar em questões penais. Até hoje há apenas três casos de condenação.

Isso é uma realidade inafastável, inocultável. Mas hoje o fato de você ter juízes para produzir provas, fazer a oitiva de testemunhas, agiliza muito. Pelo tamanho do processo, pela quantidade de réus, o ministro Joaquim Barbosa está tendo uma presteza enorme. Acredito que vai haver uma distribuição com muita antecedência do relatório, para que todos nós possamos fazer juízo de valor e emitir um julgamento justo.