terça-feira, 15 de março de 2011

De Paulo Araújo.

Vale a pena divulgar o surgimento do blog sob a direção de economistas consultores do Senado. Um dos diretores é Marcos Mendes, autor de um "Texto para Discussão" a respeito do TAV que serviu ao embasamento técnico da recomendação do MPF-DF de suspensão da licitação do TAV. O autor e o trabalho são citados no Procedimento Preparatório da procuradora Raquel Branquinho (MP-DF).

A economia costuma parecer um assunto árido e somente acessível aos iniciados. O blog tem como proposta aliar o rigor analítico de temas econômicos importantes à linguagem adequada para os não versados no “economês”. Assim, o objetivo "é oferecer explicações didáticas para questões econômicas de alta importância para o desenvolvimento do Brasil, em especial aquelas que dependem da ação do governo".

Do “Quem somos” do blog


“A idéia de sua criação surgiu em conversas travadas pelo grupo acerca da necessidade de se disponibilizar explicações sobre questões econômicas que ajudassem os eleitores a entender as escolhas feitas pelo setor público na gerência da economia.”


http://www.brasil-economia-governo.org.br/


Mansueto Almeida, economista do IPEA, escreveu esta apresentação


Um novo e importante blog: Brasil, economia e governo.

Três economistas da Consultoria Legislativa do Senado Federal acabam de lançar um blog (Brasil, economia e governo) de análises econômica com a proposta de ser um blog analítico para explicar para o leitor diversos temas do debate econômico.

Nas palavras do economista Marcos Mendes, uma economista que conheço, admiro e que é um dos criadores do site: “O objetivo é explicar questões importantes da economia brasileira, em especial aquelas nas quais o governo tem interferência. O site pretende ser depositário de um crescente conjunto de artigos que respondam a perguntas como: por que os juros são altos no Brasil? O que é preciso fazer para melhorar o ensino fundamental? O que significa ter mais de R$ 200 bilhões em reservas internacionais e o que o país pode fazer com esse dinheiro? Qual a importância de se fazer uma reforma na previdência? Por que é importante controlar a expansão do gasto público? Quais as vantagens e desvantagens do programa Bolsa Família?”

A Consultoria Legislativa do Senado Federal tem uma equipe de elite. Tenho amigos por lá e sempre admirei o trabalho deles. Além disso, eles têm uma metodologia de trabalho que acho sensacional. Às vezes, eles têm que justificar a pedido de um Senador um projeto de lei que não concordam ou têm que preparar um pronunciamento para um Senador sobre determinada matéria que sabem ser equivocada. No entanto, eles seguem o que foi requisitado, já que eles estão lá para cumprir essa função, mas se protegem anexando ao trabalho ou parecer requisitado uma Nota Técnica na qual mostram sua opinião real. Muitas vezes, essas notas técnicas chegam a se transformar em textos para discussão.

Seria muito bom se outros órgãos públicos fizessem algo semelhante. Vale a pena conferir o site e, no futuro, eu próprio devo também escrever por lá.

http://mansueto.wordpress.com/2011/03/15/um-novo-e-importante-blog-brasil-economia-e-governo/