sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Atentado veio em momento de onda de anti-semitismo na Europa, diz Roberto Romano

Professor de Ética e Filosofia Política da USP fala ao De volta 'pra' casa sobre as consequências do ataque à redação da Charlie Hebdo

Atentado à redação de semanário satírico gera onda de manifestações em homenagem às vítimas, em Paris. (Foto: Christophe Ena - Associated Press)

O atentado em Paris é mais um acontecimento que pode alimentar não apenas o preconceito com os islâmicos, mas o anti-semitismo, pois, segundo o professor Roberto Romano, existem grupos em outros países que semeiam tal ideia. O professor de Ética e Filosofia Política da USP concedeu entrevista ao De volta 'pra' casa e pontuou a questão do relacionamento de religiões no mundo.

“Infelizmente, a França no século 17 viveu guerras de religião e, efetivamente, só se firmou como país unido depois da Revolução Francesa. Quando você tem esse tipo de luta e guerra, só há desgraça, e aí podemos identificar o quão frágil é a estrutura do Estado Moderno. Ela ajuda a definir um certo padrão de convívio, mas por outro lado impede que o debate se faça de uma maneira mais tranquila. Então a razão de Estado infelizmente ainda funciona apesar da União Européia”, destaca Romano. Ouça a entrevista na íntegra!