quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

“Era uma coisa previsível, quem faz uma provocação dessa não poderia esperar diferente”. Que vergonha, Dr. Williams Gonçalves, que vergonha!

Edição do dia 07/01/2015
07/01/2015 12h16 - Atualizado em 07/01/2015 12h37

'Vivemos um momento de grande exacerbação política', diz professor

Williams Gonçalves, professor da UERJ, afirma que governo francês deve aumentar participação militar na repressão de grupos terroristas.

Ataque à revista francesa Charlie Hebdo matou, pelo menos, 12 pessoas e deixou 10 feridos. A sede da revista já tinha sido alvo de ataques após publicar uma charge de Maomé.

Para o professor de Relações Internacionais da UERJ Williams Gonçalves, atualmente há um processo de extremismo político movido pela religião. "Vivemos um momento de grande exacerbação política movida por um sentimento religioso", diz.

No Oriente Médio há uma forte radicalização, com o Estado Islâmico, grupo alimentado também por muçulmanos europeus. Para o professor, a charge de Maomé publicada pela revista provocaria alguma reação. “Era uma coisa previsível, quem faz uma provocação dessa não poderia esperar diferente”, afirma Williams Gonçalves.

Para o especialista, o governo francês deve reforçar mecanismos de controle e vigilância. "E aumentar os efetivos militares que participam da repressão ao Estado Islâmico e a todos os grupos terroristas conhecidos. Essa é a resposta de sempre", analisa.