quarta-feira, 2 de junho de 2010

Congratulations, Marta Bellini!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Arrá!

Saiu, hoje, nosso livro sobre os ecólogos e suas histórias. Nasceu de uma disciplina que ministrei em 2003 para alunos da Pós-Graduação em Ecologia de Águas Continentais ligado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá e ao Núcleo de Pesquisas Ictiológicas - NUPELIA que reune um grupo de inestimáveis professores e pesquisadores da Universidade.
O curso que ministrei - História da Ecologia - para um grupo de mestrando e doutorandos do PEA, resultou em trabalhos finais. Cada aluno escolheu um ecólogo para estudar e escrever sobre. Não há, no Brasil, nada traduzido acerca desses ecólogos. Há, é claro, referências aos ecológos.
Dos trabalhos chegamos ao livro. Que tal? Então, cada um dos autores que partilha esse livro, cuidou das traduções, das leituras e da escrita. Em agosto de 2004, uma primeira rodada de autores foi feita. Lemos, eu, Ana Petry e Fernando Pelicice, os três organizadores, os textos preparados. Foi a primeira rabiscada geral. Devolvemos tudo riscado. Mais uma fase de reescrita. Em 2005, o mesmo processo. Agora, selecionando o que ficava e o que caia. Em 2006/2007, com todos os textos prontos, enviamos a um professor de língua portuguesa para correção. Novamente, a tarefa de refazer. Em 2008, puxamos as nossas orelhas. Cada um reescrevia o texto outra vez. Enviamos à Editora da Universidade Estadual de Maringá.
De 2008 a 2009 o livro passou pelas mãos de rigorosos pareceristas. No segundo semestre de 2009, após a leitura dos pareceristas, nova correção. Em 2010, em abril, fiz mais três correções do livro. E não é que encontrei alguns erros de gramática, de uso indevido de advérbios .... Depois da terceira leitura, pacientemente, o Marcos da editora, fez as correções. Tudo certo? Tudo corrigido? A capa? E uma intensa troca de e-mails entre eu, a Ana e o Fernando. A Ana agora é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Fernando, professor da Federal de Rondônia. Hoje, dia 2 de junho, as 16 horas, entrei na EDUEM, nossa livraria, e fizemos uma mini festa. Eu, o povo da livraria. Abraços mil! Foram seis anos de trabalho. Muitos dizem que demoramos. Não! respondo. Fizemos um livro para uso na graduação e pós. Um bom manual. Sério. Vai para o currículo Lattes, mas não por acaso. Vai porque é sério. Não foi feito às pressas apenas para marcar pontos no currículo ou um livro a mais no mundo dos manuais. Os autores se esmeraram. São eles:
Edson Fontes (hoje professor da Universidade Federal Tecnológica de Londrina, PR), Erivelto Goulart (UEM) e Marta Bellini - capitulo 1: Lamarck e a origem da ideia de adaptação evolutiva dos organismos.
Christian Fausto Moraes dos Santos (UEM) - Capitulo 2: Quando as plantas comiam cães e os homens tinham rabos:a teoria da cadeia do ser no Brasil do século XIX.
Fernando Mayer Pelicice, capitulo 3 - Henry Allan Gleason: um ecólogo "fora da lei" ou uma equívoca legislação da natureza?
Rosa Maria Dias, capitulo 4: Lotka e Volterra: elementos para o debate da Ecologia Dinâmica.
Ana Cristina Petry, capitulo 5. Charles Sutherland Elton: arcabouço teórico da ecologia animal.
Almir Manoel Cunico, capitulo 6. George Evelyn Hutchinson, o precursor da Ecologia Moderna
Alexandre Leandro Pereira, capitulo 7. Raymond Lindeman e o pioneirismo na teoria de ecossistemas.
Milza Celi Fedatto Abelha, capitulo 8. Edward osborne Wilson: desafios da biodiversidade no século XXI
Lilian Akemi Kato e Marta Bellini, capitulo 9. Robert May e a dinâmica das populações: a equação logística e o caos.
e os argentinos que constituiram um belíssimo capitulo sobre a ecologia argentina: José Antonio Arenas-Ibarra, Martin César Maria Blettler e Luis Alberto Spinola: Limnologia fluvial na América do Sul: um comentário sobre alguns de seus pineiros e suas contribuições.
Ah, o preço: R$ 45,00. No Mês de junho, lançamento, com 50% de desconto.
Após, desconto para alunos da graduação e pós: 40%
Os autores conseguem 60% de desconto da Editora. Resultado: o livro custará: R$18,00. !!!