terça-feira, 29 de junho de 2010

E assim segue a "comunidade acadêmica".

Busca:
Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo - S. Sind.





data base



linha direta


















17 de maio de 2010





Periódico eletrônico internacional publica retratação e acusa de plágio o grupo de Andreimar e Suely Vilela

O periódico eletrônico Biochemical Pharmacology, que publicou, em 2008, artigo acusado de plágio, acaba de publicar a retratação, reconhecendo a procedência das denúncias. O artigo em questão é assinado por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto liderado pelo professor Andreimar Soares e do qual faz parte a professora Suely Vilela, então reitora da USP. O caso foi publicado, em primeira mão, pela edição 296 do Informativo Adusp.

O artigo do grupo de Andreimar reproduz três imagens colhidas em microscópio eletrônico idênticas às que constam de outro artigo, publicado em 2003 na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy (v. 47, nº 6), por Angela Hampshire Lopes e seu grupo da UFRJ. Certas passagens do artigo de 2008 são quase integralmente copiadas do artigo de 2003, não havendo qualquer referência ao trabalho anterior e aos seus autores.

De acordo com Biochemical Pharmacology, “os autores plagiaram figuras transmitidas por microscópio eletrônico publicadas por outros em Antimicrobial Agents and Chemotherapy, 47 (2003) 1895–1901” e portanto “este artigo representa um grave abuso do sistema de publicações científicas”. “A comunidade científica adota uma visão muito severa desta matéria e nós pedimos desculpas aos leitores do jornal por esse incidente”.