quinta-feira, 5 de maio de 2011

E o mundo, ajoelhado, contrito, curva a espinha para Mr. Obama. O que não de faz para ganhar uma eleição! Lula que o diga.

05/05/2011 - 13h31

Morte de Bin Laden mostra que EUA não esqueceram, diz Obama


DE SÃO PAULO

Em visita à unidade 54 dos bombeiros de Nova York, que atuou de forma crucial durante o 11 de setembro, o presidente dos EUA Barack Obama agradeceu pelo sacrifício e disse que a morte de Bin Laden manda uma mensagem clara ao mundo, de que o país "não esqueceu" o pior atentado de sua história.Quinze bombeiros desta unidade morreram durante os trabalhos de resgate das Torres Gêmeas no atentado de 11 de Setembro de 2001.


Charles Dharapak/Associated Press
Barack Obama cumprimenta bombeiros da unidade 54 em Nova York; presidente agradeceu pelos sacrifícios
Barack Obama cumprimenta bombeiros da unidade 54 em Nova York; presidente agradeceu pelos sacrifícios

"Espero que a morte de Bin Laden traga algum consolo a vocês", disse o presidente aos bombeiros.Ele disse que a operação ocorrida no domingo serviu para mandar uma mensagem a todo o mundo. "Quando dissemos que não iríamos esquecer, não esquecemos. Nosso compromisso era com a Justiça. Dissemos que iríamos trazê-lo à Justiça, e foi o que fizemos", disse.Obama disse que fez questão de vir à unidade 54 para agradecer pessoalmente pelo sacrifício dos bombeiros nova iorquinos.

"Este é um local simbólico do sacrifício extraordinário que foi feito naquele dia terrível, há quase 10 anos atrás", afirmou Obama aos bombeiros.A rede de televisão CNN afirmou que os pais de 28 crianças foram mortos quando a equipe de bombeiros atendeu ao desastre em curso.Obama afirmou ao grupo que o ouvia: "Vocês sempre terão um presidente e um governo que os apoiarão da mesma forma que vocês apoiaram o povo de Nova York ao longo destes últimos anos".Após o discurso, um dos chefes de bombeiros mostrou ao presidente uma placa homenageando todos os bombeiros daquele local mortos nos ataques.

VISITA

A visita faz parte de um dia de homenagens do presidente às vítimas dos atentados de 2001, que inclui ainda uma parada no Marco Zero, no sul de Manhattan, quatro dias depois da morte do maior responsável pelos ataques, o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden.O presidente deve depositar uma coroa de flores no local devastado pelos ataques de 11 de setembro de 2001.A Casa Branca assegurou que não se trata de um ato para cantar vitória e sim uma forma de homenagem às vítimas dos ataques que desencadearam a controvertida guerra global dos Estados Unidos contra o terrorismo.

O porta-voz da Casa Branca, Jim Carney, disse que a morte de Bin Laden foi "um momento de catarse significativo para o povo americano" e que Obama quer prestar homenagem "ao espírito de unidade que todos sentimos depois daquele terrível ataque".A popularidade de Obama aumentou 11 pontos após a operação americana na qual Bin Laden foi abatido, segundo uma pesquisa da rede CBS e do jornal "The New York Times" publicada nesta quarta-feira.A pesquisa foi realizada com 532 pessoas e registrou que 57% dos americanos aprovam o trabalho de Obama, contra 46% do início de abril.

Obama registrou assim seus melhores resultados em matéria de luta contra o terrorismo: 72% dos entrevistados disseram concordar com sua atuação neste tema, enquanto 61% aprovaram sua gestão da situação no Afeganistão, uma alta de 17 pontos em relação a janeiro. Mas a Casa Branca parece decidida a evitar uma imagem de triunfalismo excessivo ou ceder à tentação de explorar os fatos com fins eleitorais.Obama convidou inclusive seu predecessor George W. Bush, muito criticado por sua "guerra ao terror", parar participar na cerimônia no Marco Zero. Apesar de Bush não ter aceito o convite, a Casa Branca conseguiu deixar clara sua mensagem. "É um momento de unidade paera os americanos e um momento para recordar da unidade que existiu neste país depois dos ataques de 11 de setembro", concluiu Carney.