quarta-feira, 6 de julho de 2011

E onde está João Santana e quejandos, para resolver o problema?

06/07/2011 - 11h50

Inadimplência tem alta de 4,25% no primeiro semestre

Publicidade

DE SÃO PAULO

A inadimplência do consumidor acumula alta de 4,25% no primeiro semestre do ano, ante o mesmo período de 2010. Em junho, registrou elevação de 6,9% na comparação anual, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Foi o quinto aumento seguido.

Os dados são "um indicativo de que a crescente alta de juros combinada com inflação mais forte vem contribuindo, mês a mês, com um cenário de inadimplência do consumidor", afirmou o economista e presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior.

Pellizzaro Junior disse ainda que o comportamento da inadimplência tem mostrado "uma tendência de elevação, ainda que mais moderada, para os próximos meses".

"Essa é uma tendência que preocupa, pois reflete um quadro de juros altos com demanda reprimida das classes mais baixas, que estão se comprometendo com gastos além da sua capacidade de pagamento", avalia Pellizzaro.

VENDAS

Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, junho apresentou alta de 8,66% ante igual mês de 2010, a terceira elevação seguida na mesma base de comparação, "reforçando a tendência de otimismo nas vendas para o restante do ano", disse o SPC em nota.

No semestre, o resultado acumulado das vendas a prazo e no crediário, principais elementos da consulta do SPC Brasil, já registra elevação de 5,05%, ante crescimento acumulado de 4,12% registrado até maio, o que indica a tendência de forte elevação da atividade.