quarta-feira, 29 de julho de 2009

No It's abouth Nothing, o riso medonho e sua triste realidade...

Quarta-feira, 29 de Julho de 2009

Ah, o (atual) humor brasileiro

O assunto destes dias é a ofensa racista do tal ‘humorista’ do CQC, Danilo Gentili em seu Twiiter. Não vou reproduzir a piada, porque além de totalmente sem graça, é de um tremendo mau gosto.

No Brasil a última e única representação do genuíno humor ácido e inteligente está nos cartunistas. Sem suas brilhantes sacadas, que são fruto de seu senso de humor, inteligência e leitura de nossos dias, o humor nacional já estaria enterrado faz tempo. Houve um tempo em que a TV tinha humoristas, desde os circenses Trapalhões ao genial Chico Anysio e do competente Jô Soares.

Mas hoje temos jovens insolentes que confundem humor com humilhação, provocação barata e piadas dúbias de cunho sexual. Hoje temos ‘Pânico na TV’ que mistura má educação, ofensas e tiradas sexuais, tudo isto com muitas mulheres rebolando de biquíni . O velho e sem graça ‘Casseta e Planeta’ o precursor destas porcarias, com seu humor barato dentro de um universo que gira em torno da Rede Globo e do Rio de Janeiro (se você não assiste ao resto da programação do canal ou não reside no Rio, as piadas não fazem sentido) e o mais novo integrante da trupe que é uma cópia de um programa já medonho na Argentina: o CQC.

Nunca assisti ao tal CQC (vi Pânico uma vez na vida, porque estava na casa de parentes e ‘em Roma, faça como os romanos’), não vejo graça nestes programas. Sou chato com humor, sou ‘órfão’ de Monty Phyton, Simpsons (as 10 primeiras temporadas) e Seinfeld. Mas durante um intervalo de Seinfeld no canal Sony (sim assisto as reprises até hoje) vi o ‘humor’ deste sujeito em um comercial de cerveja (tinha que ser, me pergunto se o público alvo das cervejarias são os idiotas sem cérebro) em um Stand-Up dele. Nunca vi algo mais sem graça e o diretor de markentig da cervejaria deveria ser demitido, pois o comercial era veiculado no intervalo da série de um dos maiores comediantes de gênero: Jerry Seinfeld, o que deixava a situação do sujeito pior.

A televisão brasileira incentiva e veicula o pior tipo de humor, não há inteligência em humilhar pessoas, em rir do infortúnio alheio ou mesmo execrar aqueles que não se encaixam nos padrões nacionais e isto não tem nada com a patrulha politicamente-correta (quem lê este blog sabe o quanto detesto seus membros). Trata-se de perpetuar preconceitos históricos contra pobres, obesos, homossexuais, idosos, pessoas que não se enquadram nos padrões atuais de beleza (Que hoje criou uma geração de monstros que se acham lindos, ou seja, mulheres e homens anabolizados que deixam Arnold Schwarzenegger no chinelo, com o cabelo esticado por escovas, a pele estica e laranja com bronzeamentos artificiais e botox, além dos seios e traseiros enormes entupidos de silicone.)

Danilo Gentilli, apenas reproduziu nesta mais nova praga ‘internética’ twiiter aquilo que ele e seus pares fazem há tempos na televisão brasileira: humilhar aqueles que não se encaixam dentro de seus padrões.

Não assisto a estes programas, mas infelizmente escuto diariamente no meio do trabalho a reprodução das piadas ou mesmo o relato enfadonho das humilhações perpetradas por estes que se dizem humoristas contra as pessoas.

O humor não deve ofender. Ele apenas ‘ofende’ quando diz a verdade para aqueles que não querem aceitá-la. Chamar alguém de macaco ou mesmo comparar um gorila cinematográfico com um estereótipo não é humor, mas ofensa de pessoas que não possuem inteligência suficiente para fazer humor. O pouco que vi deste rapaz mostra que em qualquer outro lugar ele estaria morrendo de fome se vivesse do humor que produz.