sábado, 5 de novembro de 2011

Utopia.

"Um mapa do mundo que não inclui a Utopia nem é digno de ser examinado, pois falta nele aquele país para onde a humanidade sempre desembarca"(Oscar Wilde).

Comentário :

"Todas as teorias científicas, disse Valhinger, são no fundo nada mais do que hipóteses de trabalho, meras ficções. Agimos como se valessem para a realidade. Milagrosamente, a realidade obedece as teorias. Mesmo que achássemos irrealizável a nossa utopia democrática, teríamos que agir como se ela estivesse al alcance do nosso braço. Então ela se realizará" (Anatol Rosenfeld, in Preconceito, racismo e política, São Paulo, Ed. Perspectiva, 2011, página 39).

O livro de Anatol, uma coletânea de textos "antigos" acaba de sair do forno. A sua leitura enriquece a mente e aquece o coração. Roberto Romano



Anatol Rosenfeld
nasceu em 1912, na Alemanha. Estudou na Universidade de Berlim. Interrompeu o doutorado, forçado pela situação política e pelas Leis Discriminatórias de Nürenberg (1935). Chegou ao Brasil em 1937. Trabalhou como colono de fazenda e como caixeiro viajante. Retornou à atividade jornalística e literária pouco tempo depois, tendo colaborado em periódicos de língua alemã e, quase ao mesmo tempo, começou a escrever para a imprensa brasileira (Estado de S. Paulo entre outros, Revista Brasileira de Filosofia, Staden-Jahrbuch entre outras). No “Suplemento Literário” de O Estado de S. Paulo teve a seu cargo a Secção de Letras Germânicas, tendo escrito nestas páginas numerosos ensaios sobre literatura, filosofia, cinema e teatro (de particular importância são os seus estudos sobre Brecht). Publicou ensaios sobre Schopenhauer, Goethe, Schiller e outros filósofos alemães, prefaciou obras de literatura e arte e dirigiu a coleção de Estética, editada pela Herder, em São Paulo. Convidado por Alfredo Mesquita, lecionou Estética Teatral na Escola de Arte Dramática de São Paulo e ministrou cursos na mesma área no departamento de Arte Cênicas da ECA-USP. Também deu aulas de Estética Geral na Escola Superior de Cinema São Luiz, São Paulo. De particular relevo no seu trabalho são as palestras e conferências que proferiu em organizações culturais e instituições acadêmicas na cidade de São Paulo, no interior e em vários estados brasileiros, sobre o largo repertório de temas em que sempre primou. A editora Perspectiva vem publicando os seus escritos, que até agora já perfizeram 18 volumes, aos quais cabe acrescentar os volumes impressos anteriormente por outras editoras: Doze Estudos; O Teatro Épico (reeditado em 1985 pela Perspectiva – D193); O Teatro Alemão (incluído em História da Literatura e do Teatro Alemães, D255).

Ed. Perspectiva