quarta-feira, 6 de outubro de 2010

It´s about nothing. É por tal motivo que gostei muito do apelido dado, no post anterior aos "analistas da Casa Bahia" !!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A mágica economia brasileira que vai bem e o povo feliz...

Item superou gastos com manutenção do lar; alimentação fora de casa vem em 3º na lista



06/10/2010 - 12:25

EPTV
Os gastos com financiamento de veículos e imóveis consomem a maior parte do orçamento doméstico das famílias na Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo pesquisa da IPC Marketing Editora, especializada em dados de mercado. Os itens encabeçam a lista de gastos, que antes era ocupada por manutenção do lar, que envolve todas as despesas referentes a moradia.

Os dados refletem o mesmo panorama dos consumidores das maiores cidades brasileiras. Campinas detém a 9ª colocação no ranking de potencial de consumo e a primeira depois de capitais.

O maior peso no orçamento dos brasileiros em 2010 é com pagamentos de prestações de carnês e financiamentos - casa própria, carro, material de construção na categoria de despesas diversas. A participação deste item no orçamento doméstico este ano chega a 26,1%, quando em 2009 representava 21,4%.

A pesquisa revela ainda que houve crescimento do endividadamento da população, que está consumindo itens além dos de primeira necessidade. O economista Mário Guerreiro alerta para que o consumidor fique atento para não comprometer a renda e se tornar inadimplente. O economista explica que o consumidor deve usar 50% do que ganha com bens de primeira necessidade, 30% com bens de maior valor agregado, como imóveis e veículos, e poupar 20%.

Segundo o levantamento, a classe B é responsável por 50% do consumo da RMC. Essa faixa social corresponde a 38% dos domicílios da região e assume um número grande de financiamentos para adquirir itens de maior valor agregado. Os dados mostram também que as pessoas estão comendo mais fora de casa.

Confira os gastos que mais aumentaram no orçamento da população da RMC
1º Financiamentos
2º Manutenção do lar
3º Alimentação fora de casa
4ª Gastos com veículo próprio
5º Despesas com saúde