quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Não ficarei surpreso com os apoios dos supostos independentes a Dilma. Como sempre digo, eles são APENAS linha auxiliar (envergonhada, as vezes) do PT

06/10/2010 - 09h57

PT faz manifesto para eleitor de Marina

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

Sem esperança de obter uma declaração de apoio de Marina Silva (PV), aliados de Dilma Rousseff (PT) preparam uma ofensiva para tentar seduzir diretamente os eleitores da senadora.

A principal arma é um manifesto de artistas e intelectuais que votaram na verde no primeiro turno. A lista será encabeçada pelo teólogo Leonardo Boff, que já declarou apoio à petista.

Ao mesmo tempo, o ministro Juca Ferreira (Cultura) e o ex-ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) preparam carta aberta dizendo que Dilma manterá conquistas da senadora na área ambiental.

Veja mapa com todos os resultados das eleições
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A intenção dos textos é convencer o eleitorado de classe média que embarcou na onda verde que Marina teria mais semelhanças com Dilma do que com o adversário José Serra (PSDB).

"Marina está mais próxima de Dilma, até pelo passado em comum no PT. A ligação de Serra é com o PV paulista, que não tem nada a ver com ela", diz Emir Sader, suplente do senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ).

Organizador do manifesto, ele também tenta atrair intelectuais de esquerda que apoiaram Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). O texto dirá que Dilma representa o campo progressista no segundo turno, e que sua eleição impediria a volta do "conservadorismo" ao poder.

Os petistas querem vender Dilma como um "mal menor" ao eleitor que não simpatiza com ela, mas aprova o governo Lula e rejeita o PSDB.

A ideia é divulgar as adesões em ato público com a candidata dia 18, no teatro Casa Grande, no Rio. Além de "marineiros" como o ex-ministro Gilberto Gil (Cultura), o PT quer atrair simpatizantes ilustres que não se engajaram no primeiro turno, como Chico Buarque.

A carta organizada por Juca Ferreira e Minc afirmará que Dilma se compromete em manter as políticas iniciadas na gestão de Marina, que pediu demissão em 2008.

"Vamos falar de verde para verde, mostrando que minha gestão continuou a de Marina", diz Minc. Os dois trocaram farpas durante a campanha, quando Marina o acusou de afrouxar o licenciamento ambiental.

ACORDO NO PV

Ontem à noite, o grupo de Marina disse ter chegado a acordo com o presidente do PV, José Luiz Penna, para tirar a decisão sobre o segundo turno das mãos da Executiva Nacional, que ele controla.

O martelo será batido até o fim da próxima semana em convenção nacional, com cerca de 150 votantes. Marina e outros filiados poderão tomar rumo diferente do aprovado pela maioria.

Os tucanos também continuam a flertar com o PV. O coordenador do programa de Serra, Xico Graziano, marcou reunião com os candidatos derrotados ao governo do Rio, Fernando Gabeira, e de São Paulo, Fábio Feldmann. Promete incorporar ideias verdes à plataforma tucana.


Editoria de Arte/Folhapress

Colaborou CATIA SEABRA, de São Paulo