terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

B`nai B'rith Campinas age com rapidez contra o racismo e o preconceito

B`nai B'rith Campinas age com rapidez contra o racismo e o preconceito


B'NAI B'RITH - B'NAI B'RITH SAO PAULO

22 de Shevat 5771
31 de Janeiro de 2011

B`nai B'rith Campinas age com rapidez contra o racismo e o preconceito


A B`nai B'rith Campinas agiu rapidamente em relação às declarações racistas e preconceituosas contra os judeus do vereador Antonio Francisco dos Santos - "O Politizador" do PMN, através do twitter, em 25 de janeiro, onde ele afirma que os judeus só lidam com dinheiro e especulação, indagando: “você já viu um judeu plantar batatas?”. A B`nai B'rith Campinas foi informada do ocorrido pela reportagem do jornal Correio Popular, modelo na luta contra a intolerância, discriminação e racismo.



No dia 26 de janeiro, a B'nai B'rith Campinas enviou carta ao presidente da Câmara dos Vereadores de Campinas, Dr. Pedro Serafim, que teve presença marcante no atentado a bomba na Sinagoga de Campinas, denunciando o comportamento do vereador e encaminhando a resposta contra o racismo,ódio e intolerancia.

Carta da B`nai B'rith Campinas

Ilmo Dr. Pedro Serafim

DD. Presidente da Câmara Municipal de Campinas


Em publicação no twitter o vereador “o politizador”, fez declarações discriminatórias e ofensivas ao povo judeu.

Respaldados pelo direito de resposta, enviamos a V.Sa. o texto abaixo, onde esclarecemos alguns dos pontos mencionados pelo citado vereador, solicitando providências cabíveis, na esfera da administração pública.

Não é admissível que um representante dessa Casa aja de maneira racista, desrespeitando a comunidade judaica de Campinas e região.

Certos de sua atenção,estamos a sua disposição para eventuais contatos e maiores esclarecimentos.

Cordialmente

SHALOM

Campinas, 26 janeiro 2011

PEDRO C B TIAGO

Honorável Presidente da B’NAI B’RITH CAMPINAS

ALBERTO LIBERMAN

Diretor Nacional de Direitos Humanos da B’NAI B’RITH BRASIL

DIREITO DE RESPOSTA CONTRA O RACISMO, ÓDIO E INTOLERANCIA

Ao longo da história da humanidade muitas vezes os judeus não tiveram o direito ao acesso a terras e se voltaram para o comércio, como única maneira de prover subsistência aos seus filhos.

Em Israel, os judeus transformaram pântanos e desertos em terras férteis.

A agricultura israelense é hoje em dia uma das mais avançadas do mundo, terras antigamente improdutivas, à partir do trabalho árduo e continuo do povo, hoje produzem frutas, hortaliças e flores, que abastecem inclusive a Europa e são modelo de agricultura moderna.

A alta tecnologia israelense está sendo difundida através de Acordos Internacionais de Cooperação entre o Brasil e Israel, especialmente no Nordeste, com programas de irrigação por gotejamento, com pouco consumo de água e o uso balanceado de nutrientes.

O mesmo acontece na Revolução Verde que os judeus estão ajudando a implementar na África.

O povo judeu considera a educação fundamental e isto lhe permite ter tantas personalidades de destaque e renome nas várias áreas do conhecimento, ciência e pesquisa, conforme pode ser constatado na enorme relação de premiados cientistas judeus ganhadores do premio Nobel.

Por outro lado, a ignorância com relação a história e cultura de nosso povo é base do preconceito, que apenas promove a injustiça e discriminação, em um total desserviço para a humanidade.

Resposta do Vereador

Em resposta, Antonio Francisco dos Santos endereçou uma carta à comunidade judaica, dizendo entre outros “em minha vida política sempre lutei contra qualquer tipo de preconceito"... “tenho o maior respeito ao povo Judeu, que sem sombra de dúvidas é o Povo que mais sofreu ao longo da história os efeitos nefastos da intolerância”. “Assim sendo, declaro que minha intenção objetivou unicamente a reflexão sobre o atual situação monetária internacional. Em momento algum quis denegrir ou ofender quem quer que seja. Se fui mal interpretado, deixo aqui as minhas desculpas à toda a comunidade judaica, a qual sempre me solidarizei.”

Comentários Finais

A mensagem do twitter do vereador é preocupante porque são argumentos antigos, que procuram instilar o ódio contra os judeus, desde os tempos dos Protocolos dos Sábios de Sião, uma farsa construída com este objetivo.

Reportagem do jornal Correio Popular informa que o advogado Paulo Mariante, parceiro da B’NAI B’RITH em inúmeras atividades de Direitos Humanos, entrará com representação junto ao Ministério Público.

A B`nai B'rith Campinas continua atenta diante da nova agressão antissemita e aguarda o pronunciamento das autoridades competentes.