quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Images & Visions. Imagem belíssima de uma coisa feia, muito e muito feia!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Foto de Evandro Teixeira é uma das mais marcantes do Golpe Militar de 1964

© Foto de Evandro Teixeira. Na madrugada do dia 1º de abril, tropas golpistas tomam o Forte de Copacabana. Rio de Janeiro, 1964.

Essa é uma das mais marcantes fotografias do Golpe Militar de 1964 no Brasil. A histórica imagem de autoria de Evandro Teixeira foi feita na madrugada do dia 1º de abril, durante a tomada do Forte de Copacabana por tropas golpistas. “Nessa noite, o telefone tocou na minha casa, do outro lado da linha estava o capitão Leno, meu amigo de vôlei de praia, dizendo que o Forte estava sendo tomado. Peguei a minha Leica e fui para lá. Com a ajuda do capitão, consegui entrar com a máquina escondida por debaixo da camisa e dessa maneira pude fotografar a movimentação dos militares debaixo de uma chuva torrencial. Até pensaram que eu fosse fotógrafo do Exército Brasileiro! Pouco depois, o general Castello Branco chegou e senti que era hora de deixar o recinto”. Assim, Evandro contou como realizou essa belíssima fotografia que acabou sendo publicada na primeira página do Jornal do Brasil.