O fim de semana será marcado pela convenção nacional do PSDB e encontro da presidente Dilma com Lula e os futuros candidatos do PT. Mesmo vivendo o clima da Copa, os partidos apressam as definições de seus candidatos para ir às ruas assim que o Mundial terminar.

A convenção do PSDB vai ratificar o nome de Aécio Neves como candidato à presidência da República. No caso do PT, a preocupação é com a candidatura ao governo de São Paulo de Alexandre Padilha, que participa do encontro entre Dilma e Lula.

O objetivo do ex-ministro da Saúde é reverter os incômodos 3% de intenção de votos, segundo o Datafolha. O cientista político Marco Antonio Vila disse que a população esquecerá o futebol e vai se preocupar um pouco mais com as eleições.

Vila afirmou que nem um eventual título do Brasil na Copa, nem um possível fracasso, vão interferir na eleição presidencial. Ele lembrou que em 1970, quando o Brasil ganhou o Tri e fez a festa do governo militar, a situação era diferente, com ótimo momento econômico.

No entanto, outro cientista político pensa de forma completamente diferente. Roberto Romano disse a Paulo Pontes que o futuro eleitoral da presidente Dilma está diretamente ligado ao desempenho do Brasil na Copa do Mundo.

O cientista político afirmou, no entanto, que a oposição precisa ter um marqueteiro muito forte para almejar a vitória em outubro. De acordo com Romano, João Santana, o marqueteiro de Dilma, é muito competente e pode garantir a reeleição da presidente.