Uma Guerra sem Herói
As perdas da sociedade com uma das polícias mais violentas do mundo.
A polícia brasileira foi responsabilizada pela morte de 11 mil pessoas durante cinco anos, segundo dados de 2013 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O mesmo índice de homicídios foi registrado pela polícia americana em 30 anos. “Quando a gente apresenta os dados do Brasil em congressos internacionais, as pessoas acham que tem erro lá, que tem um ou dois zeros a mais”, diz o sociólogo Ignácio Cano. O Caminhos da Reportagem percorreu a rota das execuções sumárias de habitantes das periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.
Em casos de chacinas que ficaram conhecidas como as Mães de Maio (2006), a da Baixada Fluminense (2005) e a de Belém (novembro de 2014), o perfil das vítimas é o mesmo: pobres, negros, jovens com idades entre 15 e 26 anos. O perfil dos acusados e, de alguns condenados pelos crimes, também é o mesmo: servidores públicos, que usam farda, armas e, como as vítimas de homicídios, vivem nas periferias.
O Caminhos da Reportagem traz a versão de testemunhas, dos parentes das vítimas, de policiais aposentados e uma entrevista exclusiva com um PM que trabalha nos morros cariocas.
Roteiro, direção e fotos: Bianca Vasconcellos
Reportagem: Aline Beckstein, Bianca Vasconcellos
Produção: Aline Beckstein, Luana Ibelli e Thaís Rosa
Estagiárias de produção: Monique Amorim, Pamela Santos
Imagens: Alexandre Nascimento, Édina Girardi, Eduardo Viné
Auxiliares: Daniel Teixeira, Eduardo Domingues, Maurício Aurélio, Rafael Carvalho
Apoio operacional: Rafael Costa, Paulo Cobucci, Carlos Gigliotti, Guilherme Scarazatto, Antonio Blanes, Priscila Stibich, Leticia Botelho, Leandro Camargo
Edição de imagens: Caio Cardenuto, Rodger Kenzo
Finalização de edição de imagens: Rodger Kenzo