segunda-feira, 13 de abril de 2015

Uma guerra sem herói. TV/Brasil

 http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/uma-guerra-sem-heroi#media-youtube-1

Uma Guerra sem Herói

As perdas da sociedade com uma das polícias mais violentas do mundo.
Vítima e policial acusado de homicídio, em geral, têm as mesmas origens e, muitas vezes, dividem o mesmo bairro na periferia das capitais.Vítima e policial acusado de homicídio, em geral, têm as mesmas origens e, muitas vezes, dividem o mesmo bairro na periferia das capitais.
"Se o policial que matou meu irmão não tivesse sido condenado, eu ainda teria que aguentar ele me cumprimentando", diz Silvania dos Santos, irmã de Renato, vítima da chacina da Baixada Fluminense."Se o policial que matou meu irmão não tivesse sido condenado, eu ainda teria que aguentar ele me cumprimentando", diz Silvania dos Santos, irmã de Renato, vítima da chacina da Baixada Fluminense.A polícia brasileira foi responsabilizada pela morte de 11 mil pessoas durante cinco anos, segundo dados de 2013 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O mesmo índice de homicídios foi registrado pela polícia americana em 30 anos. “Quando a gente apresenta os dados do Brasil em congressos internacionais, as pessoas acham que tem erro lá, que tem um ou dois zeros a mais”, diz o sociólogo Ignácio Cano. O Caminhos da Reportagem percorreu a rota das execuções sumárias de habitantes das periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.
Eduardo foi a primeira das 11 vítimas que não obedeceram o toque de recolher da polícia militar de Belém.Eduardo foi a primeira das 11 vítimas que não obedeceram o toque de recolher da polícia militar de Belém.Em casos de chacinas que ficaram conhecidas como as Mães de Maio (2006), a da Baixada Fluminense (2005) e a de Belém (novembro de 2014), o perfil das vítimas é o mesmo: pobres, negros, jovens com idades entre 15 e 26 anos. O perfil dos acusados e, de alguns condenados pelos crimes, também é o mesmo: servidores públicos, que usam farda, armas e, como as vítimas de homicídios, vivem nas periferias.
Luciene Silva, mãe da primeira vítima da chacina da Baixada Fluminense: "Raphael estava descendo a Dutra com um amigo, de bicicleta, quando foram parados e executados pelos policiais."Luciene Silva, mãe da primeira vítima da chacina da Baixada Fluminense: "Raphael estava descendo a Dutra com um amigo, de bicicleta, quando foram parados e executados pelos policiais."
O Caminhos da Reportagem traz a versão de testemunhas, dos parentes das vítimas, de policiais aposentados e uma entrevista exclusiva com um PM que trabalha nos morros cariocas.

Roteiro, direção e fotos: Bianca Vasconcellos
Reportagem: Aline Beckstein, Bianca Vasconcellos
Produção: Aline Beckstein, Luana Ibelli e Thaís Rosa
Estagiárias de produção: Monique Amorim, Pamela Santos
Imagens: Alexandre Nascimento, Édina Girardi, Eduardo Viné
Auxiliares: Daniel Teixeira, Eduardo Domingues, Maurício Aurélio, Rafael Carvalho
Apoio operacional: Rafael Costa, Paulo Cobucci, Carlos Gigliotti, Guilherme Scarazatto, Antonio Blanes, Priscila Stibich, Leticia Botelho, Leandro Camargo
Edição de imagens: Caio Cardenuto, Rodger Kenzo
Finalização de edição de imagens: Rodger Kenzo