segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

UMA BOA NOTÍCIA, no Blog de Josias de Souza

23/02/2009

Grupo pluripartidário articula frente anticorrupção



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e dois deputados –Fernando Gabeira (PV-RJ) e Gustavo Fruet (PSDB-PR)— iniciaram um novo movimento no Congresso. A trinca se reuniu na semana passada, nas pegadas da entrevista em que Jarbas dissera que “boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção”. Decidiram organizar, já na primeira semana de março, um encontro suprapartidário. O objetivo é formar uma frente parlamentar anticorrupção.

Pelas contas de Gabeira, o grupo pode atrair algo em torno de 30 congressistas de oposição, entre deputados e senadores. A idéia, disse Gabeira ao blog, é inaugurar um movimento que, nascido no Congresso, “demonstre capacidade de se articular com a opinião pública”. “Nesse estágio, vamos nos concentrar no combate à corrupção e as práticas políticas nocivas”, declarou Jarbas ao repórter.

“Precisamos lutar contra a decadência do Congresso”, ecoou Gabeira. “Além disso, é necessário colocar na agenda da campanha a importância da renovação de quadros”. Para Gabeira, a precipitação da atmosfera de 2010 deve ajudar na formação da nova frente parlamentar. “A campanha eleitoral já começou de um lado”, diz o deputado. “Talvez seja conveniente que a oposição também exponha as suas perspectivas”. Gabeira prossegue: “Nossa idéia é atrair umas 30 pessoas, de diferentes partidos. É preciso reunir forças”.