sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ainda no It´s about nothing...o esperado!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O amigo de Lula começou sua expansão.

Logo Lula e o Itamaraty defenderão que a invasão foi também para fins pacíficos.

Soldados iranianos invadiram campo de petróleo, diz Iraque


Autoridades governo do Iraque denunciaram nesta sexta-feira que ao menos 11 soldados iranianos invadiram o território iraquiano e ocuparam um dos campos de petróleo localizados na província de Maysan, na fronteira entre os dois países.

Segundo um representante do Ministério do Interior, os soldados içaram uma bandeira do Irã no campo petrolífero de Fakka, a 320 km ao sudeste de Bagdá. Sem dar muitos detalhes, informou que o poço de número quatro do complexo foi o invadido pelos militares.
"Por volta das 15h30 (horário local), 11 soldados iranianos atravessaram a fronteira e tomaram o controle do complexo petrolífero. A bandeira do Irã ainda está hasteada neste momento", disse o representante do Ministério do Interior Ahmed Ali al Khafaji.
O ministro do Interior iraquiano, Jawad al Bolani, fez um pronunciamento na TV e disse que o "Iraque não vai desistir da sua riqueza petrolífera". Em seguida, o porta-voz Ali al Dabbagh informou que haverá um novo pronunciamento após uma reunião ministerial.
Um porta-voz dos Estados Unidos em operação em uma base próxima de Nasiriyah disse que o episódio se desenvolveu sem violência e espera que também termine dessa forma. "Não houve violência e esperamos que tudo se resolva de maneira diplomática entre os dois governos".
Em Washington, um oficial americano disse que isso já havia acontecido antes, mas que os iranianos nunca haviam ido tão longe. Forças iraquianas estavam na área, mas não houve trocas de tiros. Segundo ele, que falou em condição de anonimato, os militares podem já ter deixado a área.


Área disputada

Outra autoridade ministerial lembrou que não é a primeira vez um incidente dessa natureza é registrado. "Não é a primeira vez que os iranianos tentam evitar que haja investimentos naquela área. Amanhã vamos conversar com o embaixador iraniano", disse à agência AP Mohammed Haj Mahmoud.
Os campos de petróleo de Fakka foram muito explorados na década de 1970, mas tiveram sua produção interrompida durante a guerra entre Irã e Iraque (1980-88). Desde então vêm sendo alvo da disputa entre os dois países. Recentemente eles foram oferecidos a investidores estrangeiros.
Os campos de Fakka são compartilhados entre Irã e Iraque, mas os dois países nunca delimitaram com clareza quem é o dono do quê. O Iraque afirma que o campo número 4 é seu. No ano passado, o Ministério do Petróleo acusou o Irã de contrabandear o combustível do complexo petrolífero.

Com agências internacionais