quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Insistindo no convite de Emerson...(Nos dias de Hoje)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Intervenção Dramática "Histórias de Leonardo Da Vinci" na Casa das Rosas


Evento marca noite de autógrafos do livro Da Vinci das crianças –Histórias de Leonardo da Vinci, de José Arrabal, com ilustrações deAnasor ed Searom
A intervenção dramática "Histórias de Leonardo Da Vinci" celebra a noite de autógrafos do novo livro de José Arrabal, Da Vinci das crianças – Histórias de Leonardo da Vinci, no dia 17 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19h, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo deCampos de Poesia e Literatura (Avenida Paulista, 37 - Bela Vista -Próximo ao metrô Brigadeiro - Tel.: 3285-6986). A entrada é franca.

Dirigido pelo pesquisador do curso de mestrado em Teatro Brasileiro daUnesp - Universidade Estadual Paulista, José Cetra, o Grupo I D fará,na ocasião, uma leitura dramatizada de trechos da nova publicação da Coleção Clássicos do Mundo, da Paulinas Editora, que conta com ilustrações da artista plástica Anasor ed Searom.

A apresentação terá ainda trilha sonora formada por músicas medievais e renascentistas, selecionadas por José Cetra. Na operação de som, Luís Campos. Formado por Neuza Pommer, Mariana Cetra, Emerson Lopes da Silva e José Cetra, o Grupo I D fez uma adaptação teatral de trechos do mais recente livro sobre o mestre do Renascimento, Leonardo daVinci, a partir de roteiro inicial de José Cetra e Emerson Lopes da Silva.
Sobre o Grupo I D

José Cetra – Pesquisador do Mestrado em Artes Cênicas pela Unesp -Universidade Estadual Paulista, ator, diretor, sonoplasta edramaturgo, dirigiu "A exceção e a regra", de Brecht; "Andorra", deMax Frisch; e "A urna; 1, 2, 3... 103”. Dramaturgo, escreveu, entre outras, as peças: "O momento negro que antecede o dia", "Somos ou nãosomos?", "Estive no Paraíso e lembrei-me de ti" e "Que fim levou Carlotinha?". Sonoplasta, atuou em vários espetáculos, entre os quais: "Senhora dos Afogados", de Nélson Rodrigues, premiado noFestival de Nova Atenas, em 1998. Faz, também, contação de histórias e realizou pesquisa em dramaturgia para o Centro Cultural São Paulo (“Oautor brasileiro nos palcos paulistanos no período de 1990 a 2008”).

Emerson Lopes da Silva – jornalista, autor do blog "Nos Dias de Hojeno Blogspot.com", tem reportagens publicadas nos livros "Em preto e branco – Artes brasileiras na Folha" – 1990-2003 (Publifolha, 2004) e "Escritores" (Limiar, 2002). Autor de cena selecionada para a edição de 2008 da mostra "Leitura Dramática de Cenas Curtas", no Teatro da Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, em São Paulo. É mestrando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Mariana Cetra – formada em Comunicação Social, desenvolve estudos eprojetos na área cultural (Premio Cultura Viva, Exposição TerraPaulista, Banco de Dados Petrobras, entre outros). Cantora, poetisa,musicista e compositora, atua na banda paulistana Fotograma, queapresenta shows regularmente no país e que lançou seu primeiro CD, Trilha sonora intuitiva, em 2009.

Neuza Pommer – Formada em Letras Neolatinas e Linguística, com especialização em Língua e Literatura Francesa, atuou em mostras nos trabalhos "Mamãe e eu", de Nadya Milano; "O último cafajeste de Copacabana", de Dóris Fleury; "A mudança", de Silvia Faro;"Lisístrata", adaptação e direção de Drika Nery; "Que fim levouCarlotinha ?", monólogo de José Cetra, apresentado no Festival Parlapatões de Cenas Cômicas, em maio de 2009, e no encerramento da“Oficina de contação de histórias”, no C.C.I., da Secretaria deAgricultura e Abastecimento de São Paulo.

Sobre o livro
De autoria do escritor e jornalista José Arabal, Da Vinci das crianças– Histórias de Leonardo da Vinci reúne ficção e realidade em uma prosa poética de fácil leitura, acompanhada das belas ilustrações de Anasor. Narrada em primeira pessoa, a obra aborda as mais variadas facetas de Leonardo da Vinci, mestre único no ato de unir ciência e arte. Além disso, a quarta obra da coleção Clássicos do Mundo, Série Infantil, da Paulinas Editora, destaca um lado pouco conhecido do grande nome renascentista, o de contador de fábulas.
O autor: José Arrabal, professor universitário, jornalista e escritor,é autor de livros de ficção, ensaios, biografias, peças de teatro, poemas e roteiros para CD-ROM, com mais de 40 títulos publicados em editoras nacionais e estrangeiras. Natural de Mimoso do Sul, ES, vive há 33 anos em São Paulo.

A ilustradora: Anasor ed Searom é o pseudônimo de Rosana de Moraes,artista plástica paulistana, autodidata que teve sua formação emmuseus e ateliês, em São Paulo. Suas obras estão presentes em coleçõespúblicas e particulares de diversos países e suas pinturas já ilustraram publicações de arte e poesia.

GRUPO I D INTERVENÇÃO DRAMÁTICA:

“HISTÓRIAS DE LEONARDO DA VINCI”
Baseada no romance:Da Vinci das Crianças – Histórias de Leonardo Da Vinci,de José Arrabal, ilustrado por Anasor.(Coleção Clássicos do Mundo – Paulinas Editora, 2009)
Roteiro: José Cetra e Emerson Lopes da Silva adaptado pelo Grupo para intervenção dramática"Adaptação teatral do grupo
Elenco: Neuza Pommer, Mariana Cetra, Emerson Lopes da Silva e José Cetra.
Operador de Som: Luís Campos Jr.Direção e trilha sonora: José Cetra.
Trilha sonora: músicas medievais e renascentistas.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 - Bela Vista - Próximo ao metrô Brigadeiro
Tel.: 3285-698617 de dezembro de 2009.
Quinta-feira, a partir das 19h.
Entrada franca.