segunda-feira, 11 de abril de 2011
Louco léxico ...
Imagem: street art
Na mala dos blogues que me trazem os cacarecos encontrei a explicação para puxa-saco. Historicamente essa expressão começou a ser usada na gíria militar. Os oficiais não colocavam suas roupas em malas, mas em sacos durante as viagens. E quem carregava? Os soldados! Estes - OBEDIENTEMENTE - puxavam os sacos/bagagem para cima e para baixo. Daí puxar-sacos igual subserviência. E o puxa-saco passou a definir todos que bajulavam superiores ou qualquer outra pessoa.
O puxa-saco tem até dia de comemoração: 20 de dezembro. É o dia limite para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Dizem que, nessa data, todos os puxa-sacos saem na surdina pelas ruas à procura do presente de Natal dos respectivos chefes. do Blog Daqui
*******************************
FRASES QUE A GENTE GOSTA MAS NÃO DIZ:
- As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental (do Vinicius de Moraes; mas mesmo assim ofende)
- Tenho medo de gente muito boazinha (da minha avó portuguesa).
- Quanto mais abaixamos mais aparece a parte debaixo do Equador (minha avó também).
- Tenho medo de mulher de voz fininha que diz tudo no diminutivo. Também tenho medo de mulher de voz muito grossa que fala tudo no aumentativo (meu pai).
- Macaco senta no rabo dele e fala dos rabos dos outros (minha avó portuguesa).
- Existem pessoas que se não sofrerem, se não tiverem o prazer do sofrimento, ficam mais loucas do que nunca." (Jorge Volonovich)
- tem gente tão boazinha, tão boazinha que me dá asco. (meu amigo Andréas).
- Desconfio de gente de mau humor; parece que dormiram (a vida) atravessadas. (minha avó italiana)