sábado, 16 de maio de 2009

VERDADES, VERDADES, VERDADES...

"Num momento de crise internacional, levantar uma CPI contra a Petrobras é ser pouco patriota, pouco responsável pelo país."

PATRIOTISM IS THE LAST REFUGE OF A SCOUNDREL (SAMUEL JOHNSON, 1775).

Na Alemanha nazista, criticar o Estado era um crime polivalente, a começar com a acusação de falta de patriotismo. O mesmo ocorria na União Soviética: os que iam contra as coisas de Stalin e de seus agregados eram apontados como anti patriotas. Na Alemanha nazista os anti patriotas iam para os campos de concentração. Na URSS, idem. Sorte mais branda para os anti patriotas nas ditaduras sul americanas : apenas perdiam empregos, eram exilados, muitos torturados, alguns mortos friamente.

O ruim do patriotismo é que ele, como todo sentimento, pode ser apropriado por quem se lixa para ele e o usa apenas na propaganda e na retórica. A boca está cheia de patriotismo, o coração está cheio de profundo desprezo por quem escuta as "falações" (o jargão, bárbaro, é de uso interno do PT) patrioteiras. Como toda palavra venerável, o termo é conspurcado na boca de seus usuários que não aquilatam o seu significado.

Para alguém que pregou durante vinte anos contra o "Estado burguês", a frase acima cai muito mal. Enfim...logo logo quem não entoar hinos de louvor à corrupção será anti patriota, ou melhor, estará "denegrindo a imagem do país no Exterior", como afirmavam os propagandistas do regime militar.

Que vergonha, PT!

RR