sábado, 23 de maio de 2009

O ridículo Le Monde e o nosso excelente Roque, recordando o fantástico Lalau (o não juiz, claro).







Roque diz melhor tudo o que falo abaixo. O ridículo do lullismo é mais contagioso do que gripe espanhola, ou suína (visto que engorda, além de matar de rir).



Em Paris, onde defendi um doutorado, lia o Monde de vez em quando. Em se tratando de análises conservadoras (o seu terreno) o Figaro era mais competente. Para as matérias progressistas, o Libération dava para o gasto. E o melhor de tudo era o Canard Enchaîné, pois ria do bestialógico universal, trazendo coisas que as redações "sérias" deixavam passar. Normalmente, no entanto, abria as páginas cacetes e pretensiosas do Moooonnnde, para encontrar alguma coisa sobre o Brasil e sobre a própria França. Infelizmente, o nada não se modificava em demasia com o jornalão e suas pretensões cósmicas (o seu mundo era paroquiano, se limitando às margens do Sena, no máximo). O Diplomatique era um pouco melhor. Desde então, o periódico piorou. E hoje é uma espécie de porta voz do governo petista, no que se trata do Brasil, e de notórios autoritarismos em escala "mondiale". Esta, abaixo, de "princesa" para a Chefe da Casa Civil é bajulação para Plutarco nenhum (leiam, por favor, o tratado "De como distinguir o amigo do bajulador") botar defeito. Antigamente eu dizia que na França o ridículo mata e no Brasil, engorda. Continuam obesos de ridículo os nossos políticos, em especial os da ex-querda hoje nos Palácios. Mas os jornalistas do Monde também ostentam gordura hilária. RR



23/05/2009

Doença da "princesa herdeira" do presidente Lula cria suspense no Brasil

Le Monde
Jean-Pierre Langellier
No Rio de Janeiro
A vida política é cheia de imprevistos. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva está redescobrindo essa antiga verdade. O chefe do Estado, a quem a Constituição impede de disputar um terceiro mandato de quatro anos, escolheu como princesa herdeira Dilma Rousseff, 61, chefe da Casa Civil desde 2005, o que faz dela uma espécie de primeira-ministra não oficial. Ele a convenceu a se candidatar pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no poder desde 2003, à eleição presidencial de outubro de 2010.

Dilma Rousseff, 61, é chefe da Casa Civil

  • Rodrigo Paiva/Folha Imagem - 22.05.2009

    Dilma faz tratamento para combater um linfoma, tipo de câncer, e chegou a ser internada esta semana no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde permaneceu por dois dias com quadro de miopatia; ontem (22), a ministra conversou com jornalistas ao sair do prédio da Petrobras, na avenida Paulista, onde encontrou-se com o ministro da Fazenda Guido Mantega, em sala fechada (f)



Mas em 25 de abril, algo inesperado aconteceu. Dilma Rousseff revelou que ela sofria de um câncer do sistema linfático e acabava de ser operada, tendo se submetido à primeira de uma série de seis sessões de quimioterapia. Ela foi hospitalizada na terça-feira (19), em São Paulo, após se queixar de dores nas pernas. Segundo seus médicos, foi uma reação a seu tratamento. Uma vez que sua doença foi detectada no estágio inicial, ela tem 90% de chances de cura em cinco anos.

A transparência que ela demonstra frente à doença contrasta com dois precedentes desagradáveis: em 1969, a trombose cerebral que atingiu o general presidente Arthur da Costa e Silva só foi revelada três dias mais tarde; em 1985, o presidente eleito Tancredo Neves provocou um trauma nacional ao renunciar a seu cargo, às vésperas de sua posse, depois de ter escondido a gravidade de sua enfermidade.

"Não há plano B"
Antes de sua operação, o caminho de Rousseff, que nunca disputou uma eleição, estava traçado: percorrer o território para se fazer conhecida, aparecer o máximo possível ao lado do presidente Lula para aproveitar sua forte popularidade - 65% de opiniões favoráveis apesar da crise. Objetivo: compensar a grande desvantagem que ela mostra nas pesquisas (20 pontos a menos) em relação ao governador de São Paulo José Serra, seu provável futuro adversário sob a bandeira do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB).

A doença modificou esse plano de rota. Muito trabalhadora, Rousseff é encarregada de colocar em ação o programa de aceleração do crescimento (PAC), que agrupa os principais investimentos do governo. Ela será obrigada a aliviar seu fardo. Mas seu futuro político, por enquanto, não está sendo questionado.

Em viagem à Ásia, o presidente Lula disse novamente, na quarta-feira (20), que Rousseff continuava sendo sua candidata à sucessão. "Não há plano B", repetem os dirigentes do PT, "nem plano C, somente um plano D, o plano Dilma". Ainda assim os rumores continuam à toda. Vários nomes de "substitutos" circulam: Antônio Palocci, ex-ministro da Economia, Fernando Haddad, ministro da Educação, Jaques Wagner, governador da Bahia.

Alguns políticos do PT voltam a lançar a hipótese de um terceiro mandato do presidente Lula, por meio de uma votação de uma emenda constitucional no Congresso. Uma perspectiva rejeitada categoricamente pelo principal interessado. O chefe do Estado não quer sucumbir à tentação da presidência eterna, como fez seu colega venezuelano Hugo Chávez, ou como sonha o colombiano Álvaro Uribe.

Tradução: Lana Lim