terça-feira, 25 de agosto de 2009

Folha on line

25/08/2009 - 18h24

Lina rompe silêncio e aponta "recuo perigoso" na Receita

ANDREZA MATAIS
LEONARDO SOUZA
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A ex-secretária de Receita Lina Vieira vai divulgar na noite desta terça-feira uma nota em que chama a exoneração de dirigentes da Receita de "perigoso recuo". Nesta semana, cinco servidores ligados a ex-secretária foram exonerados pelo atual chefe da Receita, Otacílio Cartaxo, e outros 12 pediram para deixar os cargos em retaliação ao que eles alegam ser uma mudança de rumo na Receita.

"Esses colegas são pessoas sérias, de competência inquestionável, cujo único pecado foi o compromisso com um projeto de uma Receita Federal independente e focada nos grandes contribuintes", escreve Lina.

Múcio nega existência de "rebelião" na Receita e diz que situação está "serenada"
Sindireceita critica suposto uso político da Receita e cobra orientação técnica
Entenda o caso que motivou as demissões na Receita Federal
Demissão coletiva atinge cúpula da superintendência da Receita em SP; leia carta

"As instituições de Estado somente poderão exercer o seu papel constitucional se compostas por servidores que primem pela ética no serviço público, imunes a influências políticas de partidos ou de governos. Os governos passam, o Estado fica e, com ele, os servidores públicos."

É a primeira vez que a ex-secretária se manifesta depois de ter confirmado no Senado que se encontrou com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), no final do ano passado, quando teria lhe sido pedido para que agilizasse a fiscalização em empresas da família do senador José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega o encontro e a conversa.

Entre os que foram exonerados está Iraneth Weiller, que era chefe de gabinete de Lina e do atual secretário. Ela confirmou à Folha a versão da ex-secretária.