sábado, 29 de agosto de 2009

O Globo 29/08/2009



Após o arquivamento

Futuro político de Palocci divide opiniões

Publicada em 29/08/2009 às 00h03m

Adauri Antunes Barbosa e Ricardo Galhardo

SÃO PAULO - O professor de filosofia e ética da Universidade de Campinas (Unicamp) Roberto Romano disse que a decisão do STF de livrar o ex-ministro Antonio Palocci do processo pela quebra do sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa deixou frustração.

- Infelizmente, a decisão é mais uma expectativa negativa da cidadania em relação ao Estado. A impressão é que a decisão é sempre em prol do poderoso e passa ao largo de alguém que não tem força, poder - disse Romano.

" A impressão é que a decisão é sempre em prol do poderoso e passa ao largo de alguém que não tem força, poder "

( Leia mais: Para Marco Aurélio, "corda sempre estoura do lado mais fraco". Gilmar Mendes afirma que discussão não é sociológica )

Para o filósofo, caso a decisão do STF tivesse sido tomada em fevereiro ou março, possivelmente Palocci ainda teria condições políticas para se candidatar a um cargo majoritário nas eleições de 2010, já que se livrou da acusação. Mas, como o tempo já passou, o espaço político mais provável para Palocci ocupar, na opinião de Romano, seria o Ministério da Fazenda, substituindo Guido Mantega, que o sucedeu:

- Como é muito difícil ele substituir a ministra Dilma (como candidata do governo à sucessão presidencial), a melhor opção seria ele voltar ao Ministério da Fazenda. Assim, substituiria o ministro Mantega, que tem provocado desastres para o governo, como esse último episódio da Receita Federal . Palocci, então, é um forte candidato a ministro.

Caminho aberto para a candidatura em São Paulo

" Uma grande dificuldade, como candidato a governador, seria enfrentar o nome da aliança do DEM com os tucanos "

Para o cientista político Rui Tavares Maluf, ao passar ileso pelo STF, Palocci está com o caminho aberto para ser candidato ao governo de São Paulo. Mas, observou, ele terá muitas dificuldades, como as dúvidas que restam sobre o episódio do caseiro, os problemas internos do PT e, principalmente, os adversários que terá que enfrentar em São Paulo:

- Uma grande dificuldade, como candidato a governador, seria enfrentar o nome da aliança do DEM com os tucanos, que tem, como uma possibilidade muito forte, o próprio Serra como candidato à reeleição ou o ex-governador Geraldo Alckmin - analisou.

No PT de São Paulo, tem-se como certo que Palocci só não será candidato se não quiser. O comportamento partidário do ex-ministro deve ser o de ficar em silêncio até o fim do ano, só entrando no jogo político, se for o caso, na hora da definição de candidaturas.

- Enquanto isso, deixa o PT se engalfinhar - analisou uma fonte petista.

Para o presidente do PT estadual, Edinho Silva, Palocci agora está restabelecido como liderança política de São Paulo.

- Agora ele tem condições de decidir o que quer. Está reinserido no cenário político. Não dava para conduzir um processo aqui em São Paulo ignorando Palocci. Nosso papel, daqui para a frente, é procurá-lo para sabermos qual é a expectativa dele para 2010. Vai depender de ele querer - analisou Edinho.

Uma das conclusões, para Edinho, é o fortalecimento de uma candidatura própria do PT, o que reduz as possibilidades de o partido aceitar uma composição com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE).

Com a liberação de Palocci, todas as possíveis candidaturas do PT estão postas: ele próprio, o prefeito Emídio de Souza, de Osasco; o deputado Arlindo Chinaglia; o ministro da Educação, Fernando Haddad; a ex-prefeita Marta Suplicy. O senador Aloizio Mercadante é considerado fora da lista por petistas.

Segundo o presidente do PT paulista, semana que vem começa o processo de consulta aos pré-candidatos. O calendário será decidido neste sábado em reunião do diretório estadual. Edinho espera que dentro de três ou quatro meses haja uma definição. Já o prefeito Emídio de Souza acha que o ex-ministro deve seguir a orientação do presidente Lula:

- Palocci vai fazer o que Lula mandar. Neste momento, o que Lula está mandando é que Ciro seja candidato em São Paulo.

Leia mais:

"A culpa é sempre do mordomo", diz advogado de Mattoso

Governo e PT preparam a reabilitação de Palocci

MP preparou 10 ações cíveis contra Palocci em Ribeirão Preto