sábado, 13 de fevereiro de 2010

Na Jovem Pan AM...o piadista que preside a res publica...

"Ao tomar conhecimento do fato, o presidente Lula disse ter ficado chocado por saber que José Roberto Arruda se valeu de um mensalão para comprar apoio político e salienta que a legislação brasileira precisa ser mais dura com os corruptos." Guardarei a frase para o meu livro de citações impagáveis. Com a charge do Roque, claro...RR

13/02/10 - 08h58
Publicado Por: Renata Gaspari

Mérito do hábeas a Arruda será julgado até quinta

Legislação brasileira precisa ser mais dura com corruptos, disse Lula ao saber da prisão de Arruda

Mérito do hábeas a Arruda será julgado até quinta

Divulgação


José Maria Trindade
Download - Podcast
O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, negou pedido de hábeas corpus em favor de José Roberto Arruda. O governador afastado do Distrito Federal foi preso na quarta-feira por decisão do Conselho Especial do STJ, que está convencido de que Arruda mandou pagar R$ 200 mil para a testemunha Edson Sombra mentir em depoimento à Polícia Federal.

Arruda é acusado de copiar o mensalão do PT e usar dinheiro sujo para comprar votos de parlamentares da base aliada. Os ilícitos estão sob apuração em inquérito da Polícia Federal na chamada "Operação Caixa de Pandora".

Ao tomar conhecimento do fato, o presidente Lula disse ter ficado chocado por saber que José Roberto Arruda se valeu de um mensalão para comprar apoio político e salienta que a legislação brasileira precisa ser mais dura com os corruptos.

Além do governador, foram presos o ex-deputado distrital Geraldo Naves, o ex-secretário de Governo, Wellington Moraes, o sobrinho e secretário particular de Arruda, Rodrigo Arantes, e o ex-diretor da CEB, Haroaldo Brasil. Todos acusados de participar do grupo que teria tentado subornar o jornalista Edson Sombra.

A exceção de Arruda, que está numa sala da PF, os demais passa os festejos de Momo no Presídio da Papuda.

O advogado de defesa de José Roberto Arruda, Nélio Machado, considerou desnecessária a prisão de seu cliente e está inconformado com a prisão preventiva do governador. Ele espera que o julgamento do mérito do habeas corpus ocorra até quinta-feira.


Um dos mais conhecidos constitucionalistas do país vai mais longe e considera a prisão arbitrária. Yves Gandra Martins, integrante do Linha de Frente Jovem Pan, fala que não se respeitou o direito à ampla defesa. Já o procurador geral da República, que pediu a prisão de Arruda, tem opinião divergente. Roberto Gurgel afirma que uma organização criminosa tomou conta do Governo do Distrito Federal:

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, agora a política em Brasília vai acordar. Ophir Cavalcante quer José Roberto Arruda fisicamente na cadeia e politicamente cassado pela Câmara Distrital. Ouça os detalhes da notícia e as opiniões dos entrevistados.