quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rápido, rápido! João Santana para presidente. Duda Mendonça para vice!!!!!

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) disse nesta quinta-feira que o mercado de trabalho brasileiro terá, em 2010, o melhor desempenho da história. Hoje, o Ministério revelou uma geração recorde de empregos formais para o mês de janeiro (181.419 empregos), considerando uma série estatística iniciada em 1992.

Ele manteve a previsão acerca da criação de, pelo menos, 2 milhões de empregos formais este ano, e previu ainda que a taxa de desemprego medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não passe dos 7,4%. No ano passado, ficou em 8,1%.

Com mercado aquecido, mulheres trabalham menos tempo em casa
Falta de mão de obra qualificada deixa 1,7 milhão de vagas abertas em 2009
Fiesp prevê aquecimento na geração de vagas na indústria em fevereiro

"O dado de janeiro não me surpreende. Estou prevendo o melhor ano da história, em termos de emprego. E a criação de empregos é um indicativo de como a economia se recuperou", afirmou, no Rio, onde divulgou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Lupi frisou que a indústria já dá claros sinais de que retomou o caminho do crescimento, citando a geração recorde, ara um mês de janeiro, da indústria de transformação -- 68.920 novos postos.

O fato de o setor produtor de bens duráveis, como eletrodomésticos e automóveis, ter voltado a admitir, mostra a recuperação do poder de compra do brasileiro. O ministro acrescentou que a forte admissão na indústria de transformação mostra também recuperação nas exportações brasileiras.

Lupi estimou que fevereiro vá superar janeiro em termos de vagas criadas, registrando também o melhor desempenho para o período. Para ele, o Carnaval vai ajudar a impulsionar ainda mais as vagas no setor de serviços.

Minha Casa, Minha Vida

"Vai ser um mês muito bom, principalmente na área de serviços, com o Carnaval. E a indústria em pleno vapor. A construção civil deslanchou de vez, o [programa do governo de construção de casas "populares] "Minha Casa, Minha Vida" começa a ser executado em todo o Brasil", observou.

Nem mesmo a ameaça de alta na taxa de juros diminui o otimismo de Carlos Lupi. Segundo o ministro, se houver algum movimento para cima, será pequeno, sem influenciar o setor produtivo do país. Ele se mostrou contrário à subida da taxa.

"Não acredito que haja subida forte da taxa de juros. Não há risco de bolha inflacionária, o Brasil está produzindo bem, a inflação está sob controle, tem alguns produtos que sobem neste período do ano, caso do material escolar", completou.