quarta-feira, 31 de março de 2010

O mundo político é mais complexo do que imagina a militância. Existem rupturas em todos os movimentos, partidos, etc...

Tenho recebido ataques de militantes do Psol e de outras agremiações, baseados na calúnia, na injúria, na difamação. Respondo sempre à altura do ataque, com dureza, porque não sou manso nem desprovido de razões éticas. A mesma arma que eles voltam contra mim, no entanto, eles a usam em seu relacionamento interno: caluniam, difamam, acusam com insinuações. Fazem como o escorpião: não resistem e ferroam, mesmo que seu ato signifique a morte política de sua própria agremiação. É o seu hábito, e hábito não muda com facilidade. Se caluniam quem deles diverge, caluniam os amigos e aliados quando estes últimos divergem... o dogmatismo voluntarista só conhece a lei da bajulação , da demagogia, da covardia. Agora, começam a perceber o quanto é letífero o veneno que aplicam nos que, na vida civil, deles divergem e preferem outros caminhos. Mas é bom lembrar que foi em sendas iguais que o movimento comunista terminou nos bancos dos réus, nos processos de Moscou de 1936. Sempre as delações, as calúnias, as covardias. Os militantes acusam, sem refletir um só minuto, toda a imprensa e todos os que não aceitam as práticas petistas de golpe, de...golpistas. Agora vejam, como diz o primeiro escritor que analisou os golpes de Estado com lógica sistemática, Gabriel Naudé (Considérations Politiques sur les coups d´État, 1640, o texto pode ser lido no site Gallica, da Biblioteca Nacional da França) quem acusa os adversários de golpismo, também pratica o golpe, qualquer golpe. Ocorre que eles odeiam quem denuncia os golpes em geral, porque, como é obvio, o seu também é incluído. Eles preparam golpes e, quando perdem tempo com querelas internas, outros fazem o serviço, em seu detrimento. Enfim, se nossos políticos lessem um pouco mais Maquiavel e Naudé, e menos textos programáticos cheios de slogans, sua ação seria mais humana, menos virulenta. Da ex-candidata do PSOL à presidência da República, vem o alerta de um mini-golpe, operado dentro das imaculadas fileiras psolistas. RR

De:
Heloisa Helena

Nota de esclarecimento ao PSOL

I - Sobre a suposta reunião da Executiva Nacional do PSOL


Circula nos meios partidários a divulgação de uma suposta reunião da Executiva Nacional no dia 31.03. Informamos ao partido que tal reunião é tão somente de uma parte da direção executiva, pois foi convocada à revelia e sem convocação dos membros desta instância e inclusive daquela que preside a referida instância partidária, Heloisa Helena. Por esta razão, tal reunião não se configura como reunião da Executiva Nacional do PSOL, não podendo, portanto, deliberar enquanto tal. Vencida plenamente a segunda etapa da III Conferência Eleitoral, as instâncias competentes do PSOL, de forma legítima e legal, poderão e deverão debruçar-se sobre as eventuais divergências ocor ridas no transorrer do processo nos municípios e nos estados, encaminhando, sempre no mais absoluto respeito às regras partidárias, as soluções que melhor conduzam o PSOL à sua construção.


II - Sobre a comunicação oficial do PSOL


Desde o dia 25 de março a presidência do PSOL, detentora do domínio do endereço www.psol.org.br , assumiu a responsabilidade pela administração do conteúdo deste site. Em nota pública aos filiados, membros da Executiva Nacional assumiram esta ação como absolutamente legítima e necessária, em função de uma fração da direção, responsável pela administração política do site, estar utilizando-o para fazer campanha em favor de um dos pré-candidatos à presidência da República, configurando-se claramente em utilização parcial do site, que deveria funcionar por acordo político entre todas as forças políti cas que compõe o PSOL.


Em 24 horas, colocamos o site no ar novamente, após recebermos do dirigente do Diretório Nacional José Luis Fevereiro uma resposta positiva de que aceitaria mediar a administração dos conteúdos da comunicação oficial do PSOL, desde que esta fosse de comum acordo entre os membros que compõem a Executiva Nacional do PSOL. Infelizmente, e mostrando mais uma vez que não tem interesse na imparcialidade do site, os dirigentes que vinham utilizando-o para fazer propaganda de uma única posição política, não aceitaram a mediação independente. Ao contrário, preferiram iniciar uma campanha difamatória, inclusive acusando-nos de ter retirado do ar o site da liderança do PSOL, uma inverdade facilmente comprovável. Preferiram ai nda colocar outro site no ar, que segue fazendo campanha aberta em favor da organização de uma pré-candidatura à presidência, inclusive divulgando atividades não oficiais do PSOL, sem amparo legal e sem legitimidade política, razão pela qual nossos filiados não podem ter as informações contidas no falso site do PSOL como oficiais.


O site oficial do PSOL está no endereço www.psol.org.br , e as informações lá contidas são as necessárias para orientar e informar os membros do partido sobre as atividades partidárias.


De nossa parte não vamos utilizar o site para propaganda de qualquer pré-candidatura ou divulgação de atividades não oficiais do PSOL. Insistimos ainda na proposta de construirmos uma arbitragem neutra para o site. Acreditamos que o companheiro José Luis Fevereiro, mesmo com esta negativa inicial de uma parte da Executiva Nacional, não se furtará da responsabilidade de assumir esta tarefa com o intuito de colaborar na superação deste quadro de crise.


Aproveitamos para reafirmar nosso inabalável compromisso com o estatuto e programa do PSOL, com as regras de nossa III Conferência Eleitoral e também para reafirmar nosso apelo ao respeito às instâncias de base do PSOL, à vontade da maioria, ao resultado soberano das conferências estaduais, caminho natural para conseguirmos superar os impasses que vivemos em nosso partido.


Heloisa Helena – Presidente Nacional do PSOL

Edilson Silva – Executiva Nacional do PSOL

Elias Vaz - Executiva Nacional do PSOL

Jefferson Moura - Executiva Nacional do PSOL

Mário Agra - Executiva Nacional do PSOL

Pedro Fuentes - Executiva Nacional do PSOL

Roberto Robaina - Executiva Nacional do PSOL