Congresso
Vaccarezza deixa liderança do governo na Câmara
Mais cotado para ocupar o posto é o deputado Paulo Teixeira, do PT-SP
Luciana Marques
O deputado Cândido Vaccarezza: ex-líder do governo na Câmara (José Cruz/ABr)
O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi destituído na manhã desta terça-feira do posto de líder do governo na Câmara dos Deputados. O movimento foi antecipado pela coluna Radar on-line na segunda-feira e era esperado após a queda do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). “Isso já estava confirmado desde ontem”, minimizou Vaccarezza, ao site de VEJA pouco depois de ser dispensado.
Vaccarezza foi recebido pela manhã, às 9 horas, pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília, e comunicado da decisão. A conversa levou mais de uma hora. O nome mais cotado para substituí-lo é o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
Na segunda-feira, Romero Jucá foi substituído por Eduardo Braga (PMDB-AM). As articulações para a troca começaram na noite de quinta-feira, por ordem de Dilma e com consulta aos principais integrantes da bancada no Senado. Na sexta, Braga ao Planalto para uma conversa com a presidente.
A saída nada honrosa de Jucá está ligada a uma queda de braço do ex-líder com o a ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.