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Texto Anterior | Próximo Texto | Índice ANJ condena uso que Petrobras faz de blog Entidades de jornalistas também criticam o vazamento de reportagens em apuração pela internet; ABI defende a decisão da estatal Associação Nacional dos Jornais aponta "canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas" e "atitude antiética e esquiva"
A ANJ (Associação Nacional de Jornais) condenou a decisão da Petrobras de divulgar num blog as perguntas enviadas por jornalistas à assessoria de imprensa e as respostas da estatal, antecipando-se à publicação das reportagens nos jornais. Em nota assinada por Júlio César Mesquita, vice-presidente e responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, a ANJ manifestou repúdio ao que considerou "atitude antiética e esquiva", "canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas", além de "inaceitável quebra de confidencialidade". "Como se não bastasse essa prática contrária aos princípios universais de liberdade de imprensa, os e-mails de resposta da assessoria incluem ameaças de processo no caso de suas informações não receberem um "tratamento adequado'", diz o comunicado da ANJ (leia a íntegra abaixo). Em resposta, a Petrobras divulgou nota defendendo a utilização do blog e afirmando respeitar "os princípios universais de liberdade de imprensa". "Quanto à suposta ameaça citada na nota da ANJ, esclarecemos que a Petrobras respeita a imprensa e jamais faria ou fez qualquer ameaça a jornalistas ou jornais. A nota se refere a uma mensagem de segurança padrão e automática, sem qualquer vínculo com o relacionamento com a imprensa e veiculada há anos na correspondência eletrônica emitida a partir do correio eletrônico da Petrobras, por todos os funcionários da empresa", diz a nota, também divulgada no blog (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com). O presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sérgio Murillo de Andrade, diz que a Petrobras "cria um clima de constrangimento e coação". "É um passo atrás na relação da empresa com jornais e jornalistas, criando um conflito ético absolutamente inaceitável", afirmou. A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) sustenta que após a publicação da reportagem, a Petrobras tem o direito de confrontar suas respostas com o que foi publicado. "Mas, ao divulgar os questionamentos e eventuais respostas antes da veiculação da reportagem, a estatal federal prejudica o trabalho jornalístico do profissional que, de boa-fé, procura a empresa para checar alguns dados." Já o presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azedo, defendeu o blog da Petrobras. "Acho que a Petrobras está sendo alvo de uma barreira de agressões dos meios de comunicação, especialmente de veículos impressos, e tem o direito de se defender das formas adequadas, inclusive aplicando, utilizando, a tecnologia de informação que a internet proporciona, como a criação de blog para responder a esses ataques", declarou. |