domingo, 4 de outubro de 2009

It´s about nothing...

Domingo, 4 de Outubro de 2009

A velha mentalidade bananeira...

Com bandeira brasileira nas mãos, Nuzman chega e cutuca Obama

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, desembarcou na manhã deste domingo no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Com a bandeira do Brasil nas mãos, ele foi recebido por um batalhão de repórteres, e aproveitou para cutucar o presidente americano barack Obama.

Nuzman admitiu que considerava Madri e não Chicago, como muitos imaginavam, a maior concorrente do Rio de Janeiro na briga para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Sobre a cidade americana, ele disse que ficou muito feliz com a presença de Obama em Copenhague, pois isto "valorizou ainda mais a vitória brasileira"."Presidente por presidente, sou mais o Lula", afirmou.

Nem mesmo o cansaço da viagem foi capaz de tirar o bom-humor de Nuzman. Perguntado se participaria da festa que acontecerá em Copacabana, na tarde deste domingo, celebrando a conquista do Rio, o presidente do COB disse que vai tirar o dia para descansar."Vamos deixar para o povo comemorar", disse entre sorrisos.

Vamos por partes?

Primeiro: a mentalidade genuinamente bananeira que assola boa parte das mentes nacionais está aflorada nestes dias por conta da maior conquista do século: “nós” vamos sediar as Olímpiadas! Então vamos comemorar mais esta “conquista do povo brasileiro”! Qual é o melhor meio de comemorar? Claro, usando de todo nosso ufanismo estúpido direcionado para os esportes, aliado, claro, ao pensamento antiamericano, então: ganhamos de Obama e dos “zamericanos” a “zelite” do mundo.

Segundo: Nuzman tem muito que explicar sobre as verbas usadas no Pan do Rio, com obras que custaram o triplo do valor inicial, isto sem falar em verbas para atletas que nunca chegam ao seu destino. Então vamos fazer palanque, e dizer entre presidentes sou mais Lula que Obama. And so? O que isto quer dizer, que Lula é melhor que Obama, que o Brasil é melhor que os Estados Unidos?

Nestes últimos meses parte da imprensa chapa-branca aliada aos pelegos disfarçados de jornalistas e dos velhos ufanistas de plantão vendem o Brasil como a maior potência mundial. Imagine se o Brasil realmente figurasse na importância que os brasileiros ufanistas estimam no mundo?

O Brasil está cada vez mais mergulhado em uma fantasia mítica da terra fantástica. A terra do pré-sal, a terra da Copa do Mundo, a terra da Olímpiada, a terra que “venceu a crise”.

Mas por um momento esqueça tudo isto, saia de sua casa e observe as ruas de sua cidade por algumas horas e diga se realmente navegamos neste oceano azul vendido pelos amigos do governo.