terça-feira, 1 de dezembro de 2009

It´s about nothing...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mais uma da série: os filhotes do Brasil

Olhar a política nacional (especialmente nos dias atuais) e sacar a máxima popular que acusa todos os políticos de corruptos, sem distinção, não parece um exagero.

Se realmente todos os políticos são corruptos? Não sei, mas tenho certeza que todos os partidos políticos abrigam esquemas de corrupção. Não importa se é o PT, PMDB, DEM, PSDB, PSOL ou “p” o diabo que carregue, todos os partidos políticos nacionais concentram poderes nas mãos de suas cúpulas que decidem os rumos do partido, meia dúzia de caciques respondem por legendas inteiras.
Se os próprios partidos desprezam a democracia e a honestidade dentro de seus respectivos ninhos, o que farão quando estão no comando dos órgãos nacionais como a união, estados e municípios?
O último episódio envolvendo o mensalão do DEM em Brasília mostra que a prática é mais comum do que imaginamos. Nunca criei qualquer ilusão com o DEM ou com qualquer outra legenda, mas a situação já extrapolou o limite do suportável faz tempo.
De quem é culpa? Nossa claro, do “povo” como dizem alguns, mas de nós cidadãos que não exercemos nossas garantias básicas e entregamos as decisões nas mãos destes que são pegos escondendo bolos de notas em meias, pastas, roupas íntimas e etc.
A estrutura corrupta dos partidos políticos (e da própria organização política) só mudará quando se estabelecer a democracia de fato, ou seja, todos os filiados exercendo seu poder de decisão e sua voz.
Enquanto isto não acontece temos que conviver com os “filhos do Brasil” e seus netos, bisnetos, irmãos, primos, cunhados....

PS: Segundo o "filho do Brasil" (o "original", patenteado no cinema) as imagens (dos deputados esocndendo dinheiro em suas vestes) não falam por si. Lula adora passar a mão na cabeça de bandidos, já sabemos, mas como ele e o PT já beberam desta água, convém negar o óbvio.