quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Experiência interessante: o chat mantido pelo Observatório da Imprensa enquanto o debate ocorre na tela. O apedrejamento no Irã.

Observatório da Imprensa discute a pena de morte da iraniana Sakineh Ashtiani

Iraniana foi condenada à morte pelo crime de adultério, cuja pena é o apedrejamento

O Observatório da Imprensa da próxima terça (24) vai falar do caso Sakineh Ashtiani, uma iraniana condenada à morte pelo crime de adultério, cuja pena é o apedrejamento. Apelos pelo cancelamento da sua execução foram emitidos por várias personalidades mundiais, a exemplo da Anistia Internacional e a Human Rights Watch, uma ONG americana que advoga no campo dos direitos humanos.

Mãe de dois filhos, e com 43 anos, Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada em maio de 2006 a receber 99 chibatadas por ter um “relacionamento ilícito” com um homem acusado de assassinar o marido dela. Sua defesa diz que Sakineh era agredida pelo marido e não vivia como uma mulher casada havia dois anos, quando houve o homicídio.

Em 31 de julho, o presidente Lula pediu ao líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que deixasse Sakineh receber asilo no Brasil, mas o presidente iraniano descartou a hipótese. Os jornalistas no Irã estão proibidos de noticiar o caso. Mas o resto da mídia mundial está de olho no desenlace desse caso. Graças à globalização e à rapidez da circulação pela internet, o mundo pôde tomar consciência do fato e reagir contra esta prática cruel, que já vitimou tantas outras mulheres.

Mas a mídia vem fazendo a sua parte? Está sabendo tratar de um caso tão delicado como esse? Guardadas as devidas proporções, o episódio lembra o Caso Dreyfuss. Em 1894, o oficial Alfred Dreyfuss foi condenado na França por alta traição. O processo fraudulento foi conduzido a portas fechadas e gerou protestos em diversos países, inclusive do Brasil, através de Ruy Barbosa.

Para analisar esse assunto, o Observatório da Imprensa vai receber em seus estúdios o filósofo Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia da Unicamp; e o jornalista Roberto Lameirinhas, editor internacional do jornal O Estado de São Paulo.




22:03
Observatório da Imprensa:
Boa noite. Estamos ao vivo. Por favor, enviem suas perguntas com nome e cidade.
terça 24 de agosto de 2010 22:03 Observatório da Imprensa
22:09
[Comentário de Raquel Maia -Fortaleza-CeRaquel Maia -Fortaleza-Ce: ]
Olá boa noite!
terça 24 de agosto de 2010 22:09 Raquel Maia -Fortaleza-Ce
22:15
[Comentário de Rafael QueresRafael Queres: ]
Boa noite! Afinal, a pena de morte deve ser mesmo a melhor solução para a punição da iraniana? Que tipo de ação, mais enérgica, poderia partir dos países sulamericanos? Acho que o apedrejamento é humilhante demais, é desumano, não faz sentido no século XXI.
terça 24 de agosto de 2010 22:15 Rafael Queres
22:41
[Comentário de mayara araújo Pi-Teresinamayara araújo Pi-Teresina: ]
devemos olhar a cultura do outro com esse olhar de recriminação?
terça 24 de agosto de 2010 22:41 mayara araújo Pi-Teresina
22:44
[Comentário de reinaldo rjreinaldo rj: ]
quantas pessoas são eletrocutadas ou recebem
terça 24 de agosto de 2010 22:44 reinaldo rj
22:44
[Comentário de reinaldo rjreinaldo rj: ]
quantas pessoas são condenadas a morte no mundo legalmente por dia:
terça 24 de agosto de 2010 22:44 reinaldo rj
22:49
[Comentário de GuestGuest: ]
O presidente Lula deixa transparecer uma trajetória de política por política, sem escrúpulos e sem balizas éticas... não surpreende a sua atitude ante o caso em tela, mesmo o contraste com a posição política adotada em relação ao Irã: o defende ante a comunidade internacional no assunto da manipulação de energia atômica e se abstém no caso de desrespeito a dignidade humana, pilar do Brasil.... em tese. A propósito gostaria de perguntar, no nosso âmbito doméstico, como está o caso daquela cidadã brasileira que foi posta a ferros numa prisão do estado para que fosse estrupada pelos cerca de 30 detentos? Acho que é uma causa de direitos humanos, não seria?
terça 24 de agosto de 2010 22:49 Guest
22:53
[Comentário de joão batista-São GonçaloJjoão batista-São GonçaloJ: ]
É muito louvável o interesse da imprensa brasileira neste caso,porém me causa desconforto assim como no Dines que no Brasil haja tantas aberrações jurídicas,tantas impunidades,tantos descalabros,por parte dos governantes e eu não vejo a imprensa se desarvorar em defesa do oprimidoPenso eu, leigo que sou que já passou da hora de a imprensa deste país se assumir da forma que se apresenta..
terça 24 de agosto de 2010 22:53 joão batista-São GonçaloJ
22:53
[Comentário de RibamarRibamar: ]
Boa Noite. Pergunta para Dr. Roberto Romano: qual o denominador comum entre a universalidade dos direitos humanos e os antagonismos culturais encontrados ao redor do mundo? Por que a visão ocidental parece ser a mais justa e aceitável?
terça 24 de agosto de 2010 22:53 Ribamar
22:57
[Comentário de Gisele, RSGisele, RS: ]
Caro Ribamar, acho que a questão não está em torno do desrespeito a culturas específicas e sim, mais globalmente o desrespeito ao ser humano e à mulher (para não dizer aos direitos humanos, já que esta é uma visão ocidental).
terça 24 de agosto de 2010 22:57 Gisele, RS
22:58
Observatório da Imprensa:
Estamos encerrando nosso chat de hoje. Obrigada pela participação de todos. Boa noite.