sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma coluna que é obra prima.

Brickmann & Associados Comunicação - B&A - 20/08/2010 - www.brickmann.com.br




"A vida como ela não é", Coluna Carlos Brickmann

Coluna de domingo, 22 de agosto

Pergunta nº 1 - Se Lula é um presidente tão bom, como diz na TV a propaganda de Serra, por que ele é candidato de oposição a Lula, e não de situação?

Pergunta nº 2 - Dilma conta que participou de duas organizações dedicadas à luta armada, a Colina e a VAR-Palmares. Conta também que jamais participou de nenhuma ação armada. Que é que fazia na luta armada, então?

• Serra nem sempre acha que Lula é um presidente tão bom: isso varia conforme o horário. Há horas em que diz que o Governo Lula cria cabides de empregos, financia publicações sujas e odeia imprensa livre. Se Lula faz essas coisas, não é um bom presidente. Se o Governo faz essas coisas e Lula não sabe, não é um bom presidente. Se Lula é um bom presidente e não faz essas coisas, Serra mente para os cidadãos que pretende governar. Isso, convenhamos, não é bom.

• Dilma foi chamada por José Dirceu, que treinou guerrilha em Cuba, de "companheira de armas". Dirceu mente, ao chamá-la de companheira de armas, ou mente Dilma, ao dizer que não participou de ações armadas? E, diga-se, não há motivo para negar o passado. Fernando Gabeira participou de ações armadas e hoje considera que sua opção foi errada; Franklin Martins, companheiro de Dilma no Governo, participou de ações armadas e acha que estava certo. Por que negar, então, seu passado? Por que mentir aos cidadãos que pretende governar?

Serra não tem a vida parecida com a de Lula. Serra nunca foi pobre como ele. Dilma não é boazinha. É rude, áspera. Na campanha, ambos não são quem são.

Candidato é um fingidor

Serra esconde Fernando Henrique, de quem foi ministro em duas pastas. Alguém lhe pôs na cabeça que Fernando Henrique tira voto. Talvez tire - mas Serra já perdeu uma eleição para Lula, enquanto Fernando Henrique o venceu por duas vezes, e no primeiro turno. Tire votos ou não, Fernando Henrique faz parte da história de Serra (como faz da história de Alckmin, que se recusou a defendê-lo em 2006 e levou uma surra histórica de Lula). Ocultá-lo é mentir ao eleitor.

Dilma esconde Brizola, cujo partido, o PDT, foi seu berço político. Alguém lhe pôs na cabeça que ela é PT desde criancinha. Mas não é: entrou no Governo do petista Olívio Dutra como parte da cota do PDT, e só rompeu com seu partido porque Alceu Collares se lançou candidato contra Olívio. Se ela mantivesse a fidelidade ao partido, perderia o cargo de secretária. Preferiu o cargo à coerência.

Finge tão completamente

Dilma prefere não falar de seus novos aliados, como Fernando Collor, Renan Calheiros, José Sarney, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco, Garotinho, Jader Barbalho. Leonel Brizola, que a lançou na política, dificilmente os aprovaria.

Serra prefere não falar de seus novos aliados, como Roberto Jefferson e Joaquim Roriz - aliás, nem fala com eles. Paga o preço de tê-los como aliados e, como finge que não são aliados, não recebe em troca seus votos nem seus contatos. Quando é forçado a defender Jefferson, diz que foi quem denunciou o Mensalão, o que é verdade. Mas só denunciou porque tinha sido lesado na divisão.

Que chega a fingir que é dor

Ainda é cedo para prever o vencedor desta eleição. Luís Gonzales, marqueteiro de Serra, diz que em meados de setembro seu candidato passará à frente. Disse o mesmo na campanha de Kassab, que estava atrás de Alckmin e Marta Suplicy, e tinha razão: Kassab ganhou. Mas há muitas variáveis em jogo: se houver segundo turno, por exemplo, o jogo recomeça, e as circunstâncias serão outras.

A dor que deveras sente

Pesquisa pode estar errada; não é impossível de ocorrer. Mas a debandada de aliados de Serra - nem Yeda Crusius, que disputa o Governo gaúcho, pronta para levar uma sova memorável, cola sua propaganda à do candidato presidencial - é um indicador que dificilmente falha. Collor é do PTB, partido que apoia Serra. Se ele prefere ficar com Dilma, algum motivo tem. E não é ideológico.

Avacalhou geral

A violação do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, envereda pelo terreno da esculhambação. A Receita Federal, responsável pela guarda do sigilo, indica uma auditora como dona da senha com a qual o sigilo foi aberto. Diz a auditora, com toda a tranquilidade, que sua senha tinha sido entregue a duas auxiliares, e além do mais estava escrita num papelzinho em cima do computador, para quem quisesse vê-la. O seu sigilo fiscal, caro leitor, é guardado assim.

O seu dia chegará

O empresário Eike Batista arrematou em leilão, por R$ 500 mil, o terno que o presidente Lula usou na posse, e o doou para um futuro museu de Lula. Pouco depois, recebeu um empréstimo do BNDES, de quase R$ 150 milhões, para reformar o seu Hotel Glória, no Rio - financiamento papa-fina, incluído nos estímulos para ampliar a rede hoteleira para a Copa. Coincidências acontecem!

Sem alegria

É hoje: no Rio, realiza-se a passeata Humor sem Censura, para protestar contra a proibição de piadas de políticos durante a campanha. Mas a proibição tem suas razões: no assunto, os políticos são autossuficientes. E odeiam concorrência.