quarta-feira, 27 de março de 2013

Images & Visions....retrata o grande mentiroso.


© Foto de Fernando Rabelo. O ex-ditador chileno Augusto Pinochet deixando o Hotel Intercontinental. Rio de Janeiro, 1993.


Em 07 de outubro de 1993, tive o maior desprazer da minha vida. Eu estava de plantão no Jornal do Brasil quando chegou a notícia que o ex-ditador chileno Augusto Pinochet estava hospedado no Hotel Intercontinental, no Rio. Eu era o único fotógrafo que estava na redação naquele momento, ai claro, fui designado para fazer essa pauta, depois de tudo que vivi com a minha família no Chile depois do Golpe Militar de 1973, liderado por Pinochet. Quando chegamos ao hall do hotel, fomos nos informar na recepção, categoricamente eles negaram que Pinochet ali estava hospedado. Pedi ao repórter que estava comigo para que aguardássemos um pouco, pois tinha percebido a presença de agentes de segurança com jeito de chileno, não me enganei. Depois de dez minutos de espera, Pinochet saiu do hotel vestindo trajes esportivos, cercado de seguranças. Nos aproximamos bem devagar e dissemos que éramos “periodistas” e que queríamos fazer algumas perguntas sobre a vinda dele ao Brasil. O ditador muito solícito, veio nos dar tapinhas nas costas. Mal sabia ele a dor que provocou em minha família, que no Chile se encontrava exilada, e em todos os que sonharam por um Chile melhor. Foi um momento de total repugnância...
Posted by