sexta-feira, 8 de março de 2013

O GLOBO 8/3/2013

Especialistas: Congresso revela ‘descompromiso terminal’

  • Parlamentares se sentem donos dos mandatos e desprezam eleitor
Gustavo Uribe (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:
Atualizado:
SÃO PAULO — As últimas nomeações para as comissões temáticas do Congresso Nacional, como a do deputado federal evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) para a de Direitos Humanos, desmoralizam ainda mais a imagem do Poder Legislativo e demostram um “descompromisso terminal” da Câmara dos Deputados com a sua função institucional. A avaliação é de especialistas políticos entrevistados pelo GLOBO, segundo os quais, nos episódios recentes, o Congresso Nacional revelou um “cinismo institucional” e um “desrespeito à cidadania”. Para eles, a prática do Poder Executivo de formar a base aliada do governo federal por meio da distribuição de cargos é a principal responsável pelas recentes nomeações no Congresso Nacional.

O diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, avalia que as atuais nomeações são “vergonhosas” e demonstram que o Congresso tem perdido sua função institucional. Para ele, o motivo central para o atual cenário é a liberdade que tem o chefe do Poder Executivo de fazer nomeações para cargos de confiança, o que lhe dá o poder de “comprar o apoio de partidos”.


— Essas ocorrências, que são vergonhosas, mostram um descompromisso terminal do Congresso à sua função institucional. Isso mostra um cinismo institucional — critica.

O diretor da ONG Voto Consciente, Danilo Barbosa, considera que falta ética ao Congresso, que perdeu a sua autoridade moral e não presta mais contas aos eleitores. Segundo ele, parlamentares, tanto da situação como da oposição, têm se sentido donos de seus mandatos. Ele aponta como causa do atual cenário os acordos partidários para a ocupação de cargos.

— Falta ética ao Congresso Nacional, que não tem a menor autoridade moral e não se preocupa com coisa alguma. Não é que eles não estejam se pautando pela falta de ética, é que falta ética — avalia.

O professor de Filosofia Política da Unicamp Roberto Romano considera que o Poder Legislativo, que deveria ser o mais comprometido com a prestação de contas aos eleitores, tem se caracterizado pelo desrespeito ao “espírito constitucional” e à “cidadania”. Segundo ele, o Congresso distorceu “o próprio sentido das comissões”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/especialistas-congresso-revela-descompromiso-terminal-7789452#ixzz2N18W39TV
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.