sexta-feira, 7 de agosto de 2009

No It's abouth Nothing, a pseudologia em polvorosa.

Sexta-feira, 7 de Agosto de 2009

O 'mar de tranqüilidade' de Lula

Emprego na indústria cai 0,1% em junho, diz IBGE
CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio
O nível de emprego na indústria caiu 0,1% em junho, na comparação com maio, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do nono recuo consecutivo, na comparação com o mês imediatamente anterior.
Leia a cobertura completa da crise nos EUAEntenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUAEntenda como a crise financeira global afeta o Brasil
Em relação a igual período do ano passado, a queda foi ainda pior: a retração chegou a 6,6%, sétimo recuo consecutivo.
No acumulado dos últimos 12 meses, a retração é de 1,9%. No acumulado de janeiro a junho, verifica-se queda de 5,1% em relação a igual período em 2008.
O valor da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria voltou a cair, depois de uma alta em maio, apontando retração de 1,7%. Em relação a junho de 2008, houve retração de 2%.
No acumulado do primeiro semestre, a folha de pagamento caiu 1% na comparação com igual período em 2008. No acumulado nos últimos doze meses, houve avanço de 2,3%.
Horas
O número de horas pagas na indústria cresceu 0,5% frente a maio, interrompendo sequência de oito resultados negativos, período no qual acumulou queda de 8,2%.
Em relação a junho de 2008, houve retração de 6,9%, também a oitava taxa negativa consecutiva. No acumulado do ano, há redução de 5,8%, e no acumulado dos últimos 12 meses, a queda é de 2,3%.

Como os dados são do IBGE, pode ter certeza que a situação é bem pior do que a divulgada. É a "marolinha". Eu disse antes e repito: quando os Estados Unidos e o restante dos países desenvolvidos estiverem saindo da crise, nós ainda estaremos mergulhados nela. Não é um palpite pessimista, mas apenas uma consequência da política de juros do Banco Central e da sanha tributária do governo.