segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Jovem Pan

- Atualizado em

Apoio de Marina e família de Campos a Aécio relativiza soberania de Dilma no nordeste, diz professor

Por Jovem Pan
fonte: EFE

Filho de Eduardo Campos, João declara apoio a Aécio Neves no sábado, 11; posição de família de Campos preocupa petistas no Nordeste, especialmente em Pernambuco

Em entrevista a Anchieta Filho, o professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Romano da Silva, falou sobre a decisão de Marina Silva de apoiar o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB).

"Parece que abre uma grande frente em favor de Aécio sobretudo na região nordestina", avalia Romano, ressaltando também o apoio da família de Eduardo Campos a Aécio. O PSB conseguiu eleger seu candidato com folga em Pernambuco, estado natal de Campos, além de Marina Silva ter tido expressiva votação no estado nordestido, após o falecimento do ex-companheiro de chapa no início da campanha eleitoral.


Por isso, alguns petistas temem mais o apoio de Renata Campos a Aécio do que da própria Marina. Essa sustentação "relativiza" a liderança de Dilma no nordeste, analisa Romano.

O discurso da campanha de Dilma Rousseff (PT) de que o apoio de Marina seria irrelevante é a fala de que "as uvas estão verdes", compara o professor. "A Dilma tentou conseguir depois de tudo o que foi feito o apoio de Marina Silva, e não conseguiu, e agora eles estão desdenhando essa 'fruta', que dizem que é verde."

Apesar de considerar ter sido tardio o apoio da ex-senadora a Neves, Romano vê importância no gesto, sobretudo pelo conteúdo da carta-manifesto divulgada por Marina Silva. "A estrutura do manifesto é profundamente impactante", avalia.

"(O manifesto) tira o foco de sua pessoa (de Marina) e o coloca no Brasil. "Aécio estaria propondo uma mudança para o Brasião e não para conseguir a adesão de Marina. Isso, do ponto de vista retórico, é muito eficaz", conclui.

Ouça a entrevista no áudio acima.

TAGS. anchieta filho, Brasil, roberto romano, unicamp, apoio, entrevista, dilma rousseff, aécio neves, eleições 2014, notícias, Política, marina silva, Presidenciais