segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Razão de Estado e outros estados da Razão, Roberto Romano, lançamento 2014

Lançamento
 
 
 
RAZÃO DE ESTADO E OUTROS ESTADOS DA RAZÃO 
ROBERTO ROMANO   
  
FILOSOFIA
DEBATES 335
ISBN 9788527310154
296 páginas
258 gramas
11,5X20,5X1,3  cm
R$ 55,00 
Edição: 1ª edição

 
 
 
 
 
Acompanhando a formação do Estado democrático moderno ao longo da história, vê-se como a ampliação cada vez maior dos direitos do homem e do cidadão por ele programaticamente defendidos, vem sendo limitada mais e mais por um conceito restritivo: o da razão de Estado. Na verdade, esse recurso, por vezes constitucional ou conjuntural, serve para propiciar não só os meios de defesa estatal e social circunstancialmente legítimos, como também para municiar as máquinas políticas e, sobretudo, as ideologias totalitárias, de um poder absoluto e destruidor de todos os direitos humanos que tem estado na base de todos os genocídios e massacres cometidos desde o século XIX até os nossos dias, em nome de uma suposta identidade e razão coletiva e/ou de Estado.
 
É sobre esse processo, nos seus fundamentados e nos seus desenvolvimentos, que nestes ensaios aqui reunidos, Roberto Romano reflete e discute criticamente. 'Razão de Estado e Outros Estados da Razão' levam ao leitor o pensamento e a visão de um filósofo e professor de ética, cuja presença no debate das ideias e dos problemas brasileiros e internacionais tem consubstanciado em nosso país uma lúcida e combativa posição filosófica, política e ideológica na qual a razão desnuda as desrazões da “Razão de Estado”.
J. Guinsburg

 
 
TEATRO EM CRISE  
ANATOL ROSENFELD   
  
TEATRO
DEBATES 336
ISBN 9788527310185
232 páginas
218 gramas
11,5X20,5X1,1  cm
R$ 45,00 
Edição: 1ª edição

 
 
 
Teatro em Crise reúne um amplo leque de artigos e ensaios, selecionados e organizados por Nanci Fernandes, que textualizam a participação e a reflexão de Anatol Rosenfeld na vida teatral paulista e brasileira. Além do valor histórico, pois a referência temporal é evidente, o leitor terá aqui, mais uma vez, a possibilidade de um diálogo com a aguda percepção analítica e o amplo cabedal teórico de um pensamento que, na sua particularidade individual e contextual, percorre e discute, em historiografia, dramaturgia e realização cênica, os problemas do processo teatral que ultrapassam a sua base cronológica, abordandando e iluminando questões em foco no teatro de hoje e de sempre.

Atenciosamente
Departamento Editorial
Editora Perspectiva
 
Telefax: # 55 11 3885-8388