sábado, 25 de outubro de 2014

Rádio Jovem Pan

- Atualizado em

TSE nega pedido do PT para retirar reportagem de revista

Por Jovem Pan
fonte: Portal Jovem pan
Editora Abril 
 
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou o pedido do PT para obrigar a editora Abril a retirar propaganda da revista Veja no Facebook. O anúncio traz a capa da edição desta semana, com as fotos de metade dos rostos de Dilma e Lula sobre um fundo preto.

Entre as duas fotos, o texto diz: "Petrolão: Eles sabiam de tudo" sobre as denúncias em delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Dilma Rousseff, no horário gratuito do rádio, negou ter conhecimento de qualquer malfeito na estatal e acusou a "Veja" de fazer "terrorismo eleitoral".

"Não posso me calar frente a esse ato de 'terrorismo eleitoral' articulado pela revista Veja e seus pareceiros ocultos. Uma atitude que envergonha a imprensa e agride a nossa tradição democrática. Sem apresentar nenhuma prova concreta e mais uma vez baseando-se em supostas ações de pessoas do submundo do crime, a revista tenta envolver diretamente a mim e ao presidente Lula os episódios da Petrobras que estão sobre investigação da justiça".

Já o candidato tucano Aécio Neve afirmou que Alberto Youssef falou em contexto de delação premiada, que só tem valor se a denúncia é comprovada. Aécio diz que pediu investigações da Procuradoria Geral da República especialmente para suposta conta bancária do PT no exterior.

"Um dos coordenadores da campanha do PT solicitava que fosse repatriado, que retornasse ao Brasil 20 milhões de dólares para a atual campanha eleitoral. Se comprovado isso, é a confirmação de que houve operação de caixa dois na atual campanha presidencial do PT. Repito, é algo extremamente grave que tem que ser confirmado, mas é preciso que seja apurado".

Jurista e integrante do Linha de Frente Jovem Pan salienta que se a denúncia for confirmada, Dilma Rousseff praticou improbidade administrativa. Yves Gandra Martins explica, em tese, porque a vitória da petista implicará em instauração de processo de impeachment.

"Se o partido da previdência recebia 2% do número de contas segundo o que a Veja apresenta, automaticamente nós estaríamos com uma eleição que teria sido ganha, se ela vier a ganhar, através de um partido político que apoiou e recebeu dinheiro da empresa estatal que ela foi presidenta, ou seja, empresa dela, para que a campanha fosse feita. A denúncia é muito grave e se chegar a ser provado eu creio que vamos ter um processo de impeachment".

Professor de ética da Unicamp afirma que um presidente da República revela disfuncionalidade para o cargo quando diz desconhecer os fatos. Apesar disso, Roberto Romano enfatiza que na outra ponta, a situação fica muito mais grave quando um chefe de Executivo sabe que a corrupção existe.

"A função do Presidente da República é saber, se ele nao sabe temos um problema gravissímo". Roberto Romano acrescenta que se Dilma Rousseff vencer, o País assistirá a um Poder Executivo sob investigação da polícia, da Justiça e do Congresso.