quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CARL SCHMITT, O RETORNO NOS DESPACHOS OFICIAIS.

ASSISTO NESTE MOMENTO UMA ENTREVISTA DE TARSO GENRO A ALEXANDRE GARCIA (ESPAÇO ABERTO, GLOBONEWS). O ARGUMENTO CENTRAL DO MINISTRO, SEGUNDO ELE MESMO, EM SEU DESPACHO FAVORÁVEL AO REU ITALIANO, É A TESE JURÍDICA DE QUE "O ESTADO DE DIREITO CONVIVE COM O ESTADO DE EXCEÇÃO". OU SEJA, VIA AGAMBEN, O VELHO CARL SCHMITT RETORNA À ATIVA. ASSIM, PERCEBEMOS QUE IMPORTA MESMO, LER CARL SCHMITT E SEUS PROPAGANDISTAS.

O ESTADO DE EXCEÇÃO MOSTRA SEUS SINAIS PRECURSORES . COMO ESCREVE JEAN PIERRE FAYE, A LINGUAGEM DA ESQUERDA SE ENCONTRA COM A FALA MANTIDA PELA DIREITA E VICE VERSA. CARL SCHMITT, APÓS SERVIR PARA ALICERÇAR O NAZISMO, TEM SUA "MISSÃO" RETOMADA NO BRASIL, EM OUTRO CENÁRIO E OUTRA IDEOLOGIA. MAS É SEMPRE O MESMO RESSENTIMENTO CONTRA O PENSAMENTO LIBERAL E CONTRA O ESTADO DE DIREITO.

GENRO AFIRMA AINDA QUE A MAIOR PROVA DE QUE O ESTADO DE DIREITO CONVIVE COM O ESTADO DE EXCEÇÃO É A DESATIVAÇÃO DE GUANTÁMANO PELO NOVO PRESIDENTE DOS EUA. RACIOCÍNIO TURVO. O QUE GUANTANAMO E LEIS COMO O ATO PATRIÓTICO PROVAM É QUE O ESTADO DE DIREITO ESTAVA SENDO MINADO POR GOVERNOS QUE NÃO ACEITAM, JUSTAMENTE, O ESTADO DE DIREITO LIBERAL.

TARSO FAZ UMA TRANSLATIO DE SENTIDOS E DE PAÍSES. SE ACEITARMOS SUA PETIÇÃO DE PRINCÍPIO, A ITÁLIA É UM PAÍS SEMI DEMOCRÁTICO E SEMI DITATORIAL. ASSIM COMO OS EUA. E O BRASIL DE GENRO? É EXATAMENTE O QUE, NESTE MOMENTO? DIREITO OU EXCEÇÃO ? O TERRENO ESTÁ SENDO PREPARADO, PODEMOS CRER, PARA A EXCEÇÃO. TRISTE POLÍTICA NACIONAL.

RR