sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

No Blog It's about Nothing, link abaixo...

Antes de examinar a reportagem sobre Lula e os comentários do Blog It's about nothing, peço ao leitor a paciência de recordar o que este pobre professor disse há bom tempo, recebendo vetos, cortes de bolsas, perseguição e outras coisinhas mais.
RR

Título: "A Era Lula - Risco autoritário", com Roberto Romano
Data: 3/1/2005
Fonte:

Entrevista dada ao Correio Braziliense, 2005

CORREIO : Então, o governo Lula tem tendências monocratas?
ROBERTO ROMANO :
Os principais dirigentes do governo desejam a monocracia. Se existem teses não abandonadas pelo atual ocupante do Planalto como bravatas, uma delas é a que ele declarou em antiga entrevista: "Acho que a liberdade individual está subordinada à liberdade coletiva. Na medida em que você cria parâmetros aceitos pela coletividade, o individualismo desaparece". E a pérola que ainda norteia os gestos do presidente e de seus auxiliares é retratada numa entrevista dada por ele no final de 1985: "Não achamos que Parlamento (sic) um fim, ele é um meio. E vamos tentar utilizá-lo até onde for possivel. Na medida em que a gente perceber que pela via parlamentar, pela via puramente eleitoral, você não conseguirá o poder, eu assumo a responsabilidade de dizer à classe trabalhadora que ela tem que procurar outra via".

PELO VISTO, ESTÁ CHEGANDO A HORA EM QUE O "LÍDER" ASSUMIRÁ O RISCO DE DIZER "À CLASSE TRABALHADORA" (OS SEUS AJUDANTES DA CUT E QUEJANDOS) QUAL DEVE SER A "OUTRA VIA"... TRISTE PAÍS. MAS AQUELA PESSOA SÓ CHEGOU "LÁ" COM AJUDA DOS PELEGOS, DE SETORES INDUSTRIAIS, DA ALTA FINANÇA, ETC. GOSTAREI DE VER A FACE DOS INDUSTRIAIS QUE ME ENSINARAM, DIREITINHO, O QUE SIGNIFICA REALISMO POLÍTICO. GOSTAREI DE VER A FACE DOS INTELECTUAIS QUE BAJULAM O DITADOR EM POTÊNCIA. ESPERO EM DEUS NÃO ESTAR POR AQUI, PARA ASSISTIR A MAIS INFÂMIA E COVARDIA.

RR



Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Lula defende reeleição ilimitada para Hugo Chávez

De O Globo:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira a possibilidade de reeleição infinita para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Lula disse que é o povo quem deve decidir sobre o assunto e que a iniciativa é válida, desde que no processo democrático todos possam concorrer e tenham direito de participar. Ele ressaltou que não defende esse mecanismo no Brasil e que irá trabalhar para eleger o sucessor. Para ele, não se pode comparar processo venezuelano com o brasileiro, porque são culturas diferentes.
Lula lembrou que até 1988 o mandato do presidente no Brasil era de seis anos. Após a Constituinte, o mandato caiu para cinco anos, sem direito a reeleição. Depois o Congresso reduziu o prazo para quatro anos. O presidente afirmou ainda que se durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso a economia estivesse bem, certamente apareceria um deputado para propor um terceiro mandato.- Só não é assim no meu governo - comentou. Para defender a reeleição de Chávez, Lula lembrou ainda que o presidente da Colômbia Álvaro Uribe também tem um movimento em defesa do terceiro mandato:
- Por que Uribe quer terceiro mandato e ninguém
pergunta?

Alguma surpresa? Ele vai tentar o mesmo aqui. Seus asseclas e capachos estão trabalhando todos os dias no 'Congreço' para isso. Repare como se ele traiu, como sempre, no final da entrevista: "O presidente afirmou ainda que se durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso a economia estivesse bem, certamente apareceria um deputado para propor um terceiro mandato. - Só não é assim no meu governo - comentou. "

Ele ao mesmo tempo que nega, para quem quiser acreditar, deseja ardentemente se perpetuar no poder. Para variar mentiu mais uma vez, apareceram dezenas de deputados petistas propondo o terceiro mandato de Lula. A tal 'reforma política' - que de reforma não tem nada - é uma arapuca feita por deputados petistas para viabilizar o 'chavismo' de Lula.