quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Excelente post de Marcos Otterco. Ajudou a pensar, com paz de vontade.

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009

Shijitsu No Seishin

Shijitsu (sinceridade) - Um dos fudamentos das artes marciais
"Lutador é aquele que briga só pelo prazer de brigar,
O homem justo é aquele que briga porque é necessário"

Provérbio Japonês

Ontem o Hamas, como usualmente faz, quebrou mais uma vez o acordo de cessar-fogo e matou um militar israelense com um atentado à bomba, além de disparar novamente mísseis contra Israel. Por sua vez e dentro de seu direito, Israel respondeu aos ataques bombardeando os túneis que levam contrabando, especialmente de armas, para o Hamas na Faixa de Gaza.

Ficou claro, especialmente na declaração dos próprios líderes do Hamas, que Israel está fazendo uma guerra contra o Hamas e atacando pontos estratégicos, como os túneis e depósitos com o arsenal do Hamas. Israel possui um dos melhores exércitos do planeta, se não fosse assim, já teria deixado de existir faz tempo. Já o Hamas e seus similares atacam a esmo, o que acertar estará de bom tamanho. O importante é matar judeus.

Escrevi essa ‘introdução’ para falar sobre sinceridade. Como dialogar ou negociar com quem quebra sua palavra e seus acordos sistematicamente? Como negociar com outra parte se você não tem nada para oferecer, a não ser a sua própria aniquilação?

Barack Obama deu uma entrevista recente para uma rede de televisão árabe na qual afirmou que os Estados Unidos não são inimigos dos mulçumanos. Até ai tudo bem e ele agiu corretamente em reforçar essa mensagem, pois no oriente o mundo islâmico prega isso como uma verdade incontestável. Porém voltou a afirmar que está disposto a negociar com o Hamas e com Irã. Embora reconheça o Hamas como o que ele é, uma organização terrorista. Aqui faltou sinceridade.

Não me tome pelo Apedeuta, mas farei um paralelo com arte marcial agora. Quando você entra em um Dojo ou em uma academia, a primeira coisa que lhe ensinam é como ser sincero durante um treino, ou mesmo em um combate. Isso significa que devemos desferir nossos ataques com a intenção certa de atingir o nosso oponente, mesmo em treinos. Se durante um treino eu desfiro um soco ou um chute que passa ao lado de meu adversário, estou incorrendo em três faltas graves: primeiro estou subestimando sua capacidade de se esquivar ou reverter o meu golpe, portanto, estou sendo arrogante e prepotente. Em segundo lugar, não estou sendo sincero em minhas intenções e realizando uma falsa simulação, meu parceiro de treino nunca saberá se sua técnica é eficaz para sair dessa situação em um combate real e não terá chance de aprimorá-la comigo. Além de ser um mau parceiro de treino, estou sendo egocêntrico, pois acredito que apenas eu consigo realizar uma esquiva ou reversão satisfatória. Em terceiro lugar estou ofendendo meu parceiro de treino, pois tal atitude é considerada desrespeitosa, ofensiva e deselegante para com ele e para com meus senseis, mestres e mesmo para meu Dojo ao pressupor que escolheram um parceiro que não possui nível adequado para praticar comigo, portanto sendo orgulhoso e nada humilde. Em um combate real, a falta de sinceridade em meus ataques ou em minhas intenções, fatalmente me conduzirá a derrota.

Obama está fazendo o mesmo. Ele está subestimando o Irã e os fundamentalistas islâmicos, está creditando a si muita fé ao crer que resolverá com diplomacia com partes que não honram suas palavras ou são desonestas com seus interlocutores. O Irã já disse o que pensa de Israel e o que pretende, isso desde os tempos do aiatolá Khomeini. A região toda já deixou bem claro quais são os seus planos para com Israel.

A única coisa que o Irã e Ahmadinejad desejam dos Estados Unidos é urânio e tecnologias para construir bombas atômicas, para ameaçar Israel, seus vizinhos e o mundo com seu arsenal nuclear. Para o Hamas a única coisa que interessa é varrer Israel do mapa e se der o próprio Estados Unidos.

Obama está fazendo jogo de cena? É provável que sim, se eu sei disso, ele certamente sabe disso e muito mais. Mas tal atitude é deplorável, pois carece de sinceridade. Goste ou não, os Estados Unidos da América ainda são o país mais importante do mundo em termos tecnológicos, científicos, culturais, militares e até econômicos, mesmo com a crise, continuam sendo a primeira economia do mundo. E uma crise nos Estados Unidos afeta o mundo todo. São um império desde 1950 e Obama deve tomar posições em certos assuntos. O Oriente Médio é um deles.

Não dá para presidir um Império e não agir como um. Isso demonstra falta de sinceridade entre outras coisas. Mais uma vez isso é fruto de inúmeras coisas, mas principalmente do mito criado sobre sua pessoa. A pior parte foi que ele acreditou.

* Shijitsu No Seishin (Sinceridade no Espírito) era um dos fundamentos ensinados aos samurais em sua arte Daito Ryo Aikijutsu. Hoje é usado por suas artes sucessoras como o Kenjutsu, Aikido e Karatê.