segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Jovem Pan, Entrevista de Roberto Romano (e outros) sobre a censura à internet.

4/09/2009 - 07h29

Publicado Por: Bruna Gavioli

Senado deve concluir Reforma Eleitoral nesta 3ª

Para Azeredo, a ausência de regras pode abrir uma lacuna na legislação

O Senado deve concluir nesta terça-feira, a votação da Reforma Eleitoral, que pode impor restrições à internet durante campanha. O texto dos relatores do projeto Eduardo Azeredo e Marco Maciel veda o direito à opinião em sites noticiosos. A regra restritiva é a mesma aplicada há muitos anos a emissoras de rádio e TV.

A proposta de Reforma Eleitoral já começou a ser votada pelo Senado, mas a polêmica em torno da internet deve ser analisada nesta terça-feira.Um dos relatores do texto nega que haja restrições e afirma que a proposta apenas impede que algum candidato seja privilegiado na cobertura jornalística.

Segundo o senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, a ausência de regras pode abrir uma lacuna na legislação.

Com isso, os senadores de diversos partidos articulam para o fim da restrição à cobertura jornalística pela internet. Uma das maiores críticas à proposta de Eduardo Azeredo vem de dentro do próprio PSDB.

Em entrevista a André Graziano, o senador tucano Álvaro Dias, que é autor de uma emenda que libera totalmente a internet durante a campanha eleitoral, avalia que o texto atual representa uma censura prévia à cobertura jornalística.

Dias acredita ser impossível fiscalizar toda a rede durante as eleições, especialmente porque há servidores instalados no exterior.

A votação da Reforma Eleitoral pelo Senado será retomada nesta terça-feira.Como já foram aprovadas modificações ao texto da Câmara, a matéria precisará ser analisada novamente pelos deputados.

O tempo é curto: para ditar as regras já das eleições de dois mil e dez, legislação tem que ser publicada em diário oficial no máximo em 3 de outubro. Para isso, além de passar pelo Senado e ser votada mais uma vez pela Câmara, tem que ser sancionada pelo presidente Lula dentro desse prazo.

Conteúdo relacionado


Áudios

Álvaro Dias - senador

Eduardo Azeredo - senador

André Graziano - repórter

Clique no Play para ouvir o áudio em MP3

Clique aqui para baixar o áudio em MP3


Tags Notícia