domingo, 13 de setembro de 2009

Cara Marta Bellini: desque que aprontaram comigo (anonimamente, com a covardia de sempre) mandei às favas o Curriculum Lattes. Foi um alivio imenso!

NO BLOG DE MARTA BELLINI:

Domingo, 13 de Setembro de 2009

Hoje eu acordei assim....

Cheiro de mato, Fátima Guedes

Acordei com o saco cheio de pessoas que querem se dar bem pisando nos outros. Com o saco cheio de gente falsa. De pseudo-amigos. De poderosos ínfimos. De currículo Lattes, de artigos apressados. De dissertações rápidas. Da minha vida que está se esvaziando por uma instituição. Aposentadoria à vista? Amanhã vou pedir a contagem da vida institucional. Saio dessa.

Ah, que glória mais sem glória!

Trabalho selvagem....

Imagem: Escher
Trabalho selvagem....

Penso que a nossa história como professor universitários é a a história de enfrentamento e recusa ao comodismo. Mas, o enfrentamento a que me refiro é outro. Não é, certamente, o roteiro "publicar ou perecer". Ter projetos ou não. Dar entrevistas vistosas ou não. Claro que devemos publicar nossos estudos. Dar transparência às ideías, atos e propostas. MAS, publicar para ter o curriculo Lattes cheio, ter quantidade de notas esparsas, ter "fama", sucesso, já é um sintoma. Um sintoma ruim.


Não se diz mais BOM DIA aos colegas.

Agora diz-se: - Você já publicou este mês?


Para escrever tanto, alguns dramas aparecem na vida dos docentes: é a competição, a rapidez para ofecerer produtos rápidos (dissertações, teses) à Capes, CNPq. É um movimento de narcisismo exacerbado com mentiras, inveja, traições. É a vida de mercado. Vivemos um momento em que são raros atos de dignidade.

E fica aqui o dilema secular: - Ser ou não ser ... vil?
***********************

Com meus alunos do curso de Metodologia de Pesquisa analisamos cerca de dez textos de uma revista "Quallis A" em educação. Não há "quallis", qualidade. É uma loucura. Quantos artigos inúteis. Preenchimento do nada com nada.