segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Silence et Bruit Roberto Romano

Noto, ao ler comentários nacionais e internacionais sobre Diderot, que boa parte de minhas idéias são utilizadas, sem o devido reconhecimento em notas bibliográficas. Algumas passagens inteiras de minha lavra perdem "o nome do pai". Creio que Pascal tem razão: todos deveríamos dizer "o nosso livro" e não "o meu livro". Mas se fosse assim, os que assinam livros com seu nominho, deveriam também indicar o nome dos outros. Nada posso fazer contra o procedimento, que levou Alexandre Kojève a dizer que a "comunidade" intelectual é o "reino dos ladrões roubados". Mas posso publicar novamente, agora neste blog, as páginas em francês do escrito que traz o meu nome. This is this, and that is that. Que minha vingança seja apenas a constatação, do leitor, do uso indevido de elaborações, sem as devidas referências, por parte de alguns colegas no "reino animal do Espírito". RR

Roberto Romano: Silence et Bruit. La Satire et Denis Diderot (SP, Ed. do Autor).

Introduction
Chapitre1
Chapitre2
Chapitre3
Chapitre4
Chapitre5
Chapitre6
Chapitre7